Home sem categoria Cabelos saudáveis sem milagres

Cabelos saudáveis sem milagres

13 min read
1
0
14

Girls vi essa matéria na Viva Saúde, achei tudo de bom e vou compartilhar com vocês, pois tenho certeza que vai ajudar bastante, já que explica como os produtos que usamos no dia-dia podem ajudar nossa cabeleira a ficar mais bonita!!!

Num mercado que oferece tantas opções, saiba o que realmente funciona para manter seus fios sempre bonitos e mais resistentes às agressões externas.

Por contarem com uma estrutura relativamente simples, os fios são bastante suscetíveis às agressões externas. Daí a importância de compensar os danos usando produtos cosméticos adequados. O problema é que uma simples volta no supermercado é capaz de deixar qualquer pessoa confusa sobre o que usar. E, se o passeio for numa loja especializada em cosméticos, a indecisão será ainda maior. Só nas prateleiras destinadas aos xampus, existem produtos para fios secos, normais, oleosos, lisos, ondulados, com ou sem química… a lista é grande e cresce a cada vez que a indústria detecta uma nova necessidade entre os consumidores. Porém, para garantir que as suas madeixas tenham o aspecto que deseja, refletindo saúde, viço e luminosidade, é fundamental acertar na escolha.

Por incrível que pareça, a maioria dos cosméticos existentes no mercado atua apenas na cutícula (a porção mais superficial do fio), reforçando a proteção que ela oferece às demais estruturas e impedindo o aparecimento de fraturas que deixariam os fios fragilizados e que resultam do ataque de agentes nocivos como a poluição, o sol, o calor do secador e diversos ativos químicos. “Para que os fios tenham uma boa aparência, a cutícula precisa estar sempre blindada”, diz a dermatologista Mônica Aribi.

E, nesse sentido, os produtos de uso regular podem ajudar. E muito. No entanto, é preciso saber qual deles atende melhor às necessidades do seu tipo de fio. Para isso, reunimos algumas orientações básicas de dermatologistas reconhecidos nacionalmente e com um trabalho expressivo na área de saúde capilar. Eles ensinam o que você deve avaliar, antes de escolher (e comprar!) xampu, condicionador, creme de pentear, protetor térmico e máscara para hidratação profunda dos cabelos. Descubra agora quais são os melhores produtos para os seus fios.

Se pudesse analisar um único fio pela lente de um microscópio, você veria células de queratina parecidas com telhas. E, não por acaso, elas têm a função de proteger os cabelos que vem de cima

CONDICIONADOR
O que ele faz: o produto vai devolver aos cabelos a oleosidade mínima necessária para manter a penteabilidade. Ele repõe o que o xampu retirou em excesso, atuando também externamente, sobre a cutícula. “Os condicionadores têm princípios ativos hidratantes que aderem ao fio”, explica o dermatologista e tricologista Valcinir Bedin, que também é presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo.

Como escolher: em relação à proteção que proporcionam, tanto faz a versão convencional, que pede enxágue, ou o leave in, que pode permanecer no fio. “Deve-se experimentar os dois e sentir apenas um deles, aquele que proporciona o melhor efeito”, sugere Bedin.

O que procurar no rótulo: aminoácidos que ajudam a reforçar a estrutura da cutícula, silicones (como dimeticone copoliol, ciclometicone, feniltrimeticone e amodimeticone), que formam um filme protetor nos cabelos, e pantenol, um ativo antirressecamento daqueles! “Também costumo indicar as fórmulas que contêm mel, aloe vera e proteínas do leite”, diz a terapeuta capilar Patrícia Maciel.

Como usar: o produto deve ser aplicado apenas sobre as regiões mais ressecadas, no comprimento, mantendo-se uma distância mínima de dois dedos da raiz. Depois de deixá-lo agir por dois a três minutos. É preciso enxaguar com bastante água, para garantir que nenhum resíduo permaneça no fio.

CREME PARA PENTEAR
O que ele faz: quando as cutículas não estão íntegras, fica difícil pentear os cabelos. “Os cremes para pentear contêm substâncias que preenchem os espaços abertos, as fissuras encontradas nas cutículas, para que o pente deslize suavemente”, explica Bedin.

Como escolher: “Cabelos crespos e cacheados geralmente se beneficiam do creme para pentear. Isso porque os cachos podem impedir que a oleosidade produzida no couro cabeludo deslize sobre o fio, o que o torna frágil e quebradiço. Cabelos ressecados por danos físicos e químicos também se beneficiam muito desses cremes”, explica a dermatologista Shirlei Borelli. “A apresentação do produto deve variar de acordo com o nível de hidratação dos cabelos. Quanto mais desidratados eles estiverem, mais espesso poderá ser o creme”, diz Bedin.

O que procurar no rótulo: silicones (como dimeticone copoliol, ciclometicone, feniltrimeticone e amodimeticone).

Como usar: o melhor é retirar o excesso de água dos cabelos com uma toalha e aplicar o produto sobre os fios úmidos, ao mesmo tempo que penteia os fios (mas sem puxá-los!)

PROTETOR TÉRMICO
O que ele faz: age formando uma capa ao redor da cutícula, tornando-a mais resistente aos possíveis danos provocados pelo calor.

Como escolher: os géis são os mais indicados para os cabelos oleosos, enquanto os cremes favorecem os cabelos ressecados.

O que procurar no rótulo: “Aminoácidos (lisina, arginina, cistina, cisteína, histidina) e silicones especiais”, indica Shirlei Borelli.

Como usar: aplique uma pequena quantidade no comprimento dos fios, sobre os cabelos úmidos, antes de usar o secador

XAMPU

O que ele faz: limpa os cabelos, da mesma forma que um detergente em contato com a louça. “Possui partículas capazes de aderir às moléculas de sujeira, arrastandoas junto com a água para fora dos cabelos. Atua na parte externa dos fios, ou seja, nas cutículas”, explica Bedin. Também equilibra a oleosidade produzida no couro cabeludo.

Como escolher: segundo os especialistas, o ideal é escolher o xampu pela quantidade de oleosidade que temos na raiz, já que a sua função primordial é remover o excesso de sebo.

O que procurar no rótulo: lauril sulfato e ácido salicílico são poderosos detergentes. Os poliglucosídeos (decil glucosídeo) são suaves.

Como usar: aplique o xampu na palma da mão. Então, massageie o couro cabeludo e leve a espuma até as pontas. “Tome muito cuidado para não esfregar demais o couro cabeludo e nunca use as unhas. A temperatura da água na hora do banho deve ser de morna a fria”, ensina a dermatologista Gabriela Haddad, da clínica Denise Steiner.

HIDRATAÇÃO PROFUNDA

O que ele faz:“Sua ação é a mesma de um impermeabilizante: evita que os fios percam mais água e, com isso, ganhem aspecto ressecado”, esclarece Valcinir Bedin.

Como escolher: cremes devem ser usados em fios que não estão tão ressecados. Já as máscaras são ideais para fios quebradiços.

O que procurar no rótulo:óleo de semente de uva, óleo de amêndoas e ureia.

Como usar: nos cabelos previamente secos. “Os produtos de hidratação profunda podem levar até 15 minutos para agir”, esclarece Shirlei Borelli. O produto deve ser aplicado apenas no comprimento dos fios.

Ci

Matéria na íntegra e imagem: Revista Viva Saúde

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em sem categoria
  • Isabel Pinheiro

    Os cabelos tem sempre que estar tratados e com bons produtos!!

  • Isabel Pinheiro

    Os cabelos tem sempre que estar tratados e com bons produtos!!