OUTUBRO ROSA

3 min read
1
0
7
OUTUBRO ROSA – É uma campanha de mobilização pela detecção precoce do câncer de mama. Esse movimento começou na Califónia (1997) e se espalhou pelo mundo, é a terceira vez que o Rio de Janeiro adere.
O objetivo é conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Isso aumenta as chances de cura da doença.
O INCA indica  que:
– A partir dos 40 anos, a mulher deve fazer exame clínico das mamas anualmente com um profissional da saúde.
– A mamografia deve ser realizada por mulheres sem sintomas na faixa etária de 50 a 69 anos a cada dois anos, já que o risco da doença aumenta com a idade.
Não podemos esquecer de falar do Auto-exame, que também é fundamental para detecção precoce do câncer de mama,  pois a partir da frenquência da sua realização a mulher conhece mais detalhadamente sua mama, o que facilita a percepção de qualquer altereção. Caso note alguma diferença procure o médico.
Toda mulher a partir dos 21 anos deve realizá-lo mensalmente sete dias após a menstruação. Após a menopausa, deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias. O meninas/mulheres o Auto-exame deve fazer parte da nossa rotina!!
[box]

FAÇA O AUTO EXAME

[/box]
Saúde não é brincadeira! A descoberta precoce do câncer de mama é sua maior aliada, pois aumenta as chances de cura!!! Se ame, se cuide!!!

Bjim, Ci!

Fontes:
INCA
Orientacões Médicas
SESC Rio

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Saúde & Alimentação
  • Celly Carvalho

    E lembre-se: "O Outubro Rosa tem que permanecer durante o ano todo!"

  • Celly Carvalho

    E lembre-se: "O Outubro Rosa tem que permanecer durante o ano todo!"