Home Beleza Prepare-se para aproveitar o verão: beleza

Prepare-se para aproveitar o verão: beleza

10 min read
3
0
5

Proteger a pele e os cabelos, ingerir bebidas e alimentos adequados e saudáveis, dentre outras dicas, podem garantir a passagem pela estação mais quente do ano sem imprevistos.

O tão esperado verão 2013 se aproxima. Aos poucos, as altas temperaturas passam a fazer parte da rotina das pessoas, o que pode agradar algumas e desagradar a outras. No entanto, independente da preferência de cada um, todos devem redobrar os cuidados com a pele e com a saúde em geral para evitar desidratação, patologias típicas dessa época do ano e, sobretudo, o temido câncer de pele.
Vale lembrar que os especialistas são unânimes ao afirmar que o sol é importante como fonte natural de luz, calor, absorção de vitamina D, além de ser utilizado em determinados tratamentos de doenças degenerativas. Contudo, é imprescindível avaliar o quanto e como deve ser a exposição para evitar que verão não traga aborrecimentos para as estações posteriores. “O excesso pode provocar, num primeiro momento, queimaduras, desidratação, envelhecimento precoce, flacidez, manchas, vermelhidão, insolação e bolhas”, comenta a Dra. Anelise H. Leite Taleb, Farmacêutica e Consultora Técnica da TAVE, Farmácia de Manipulação considerada referência em manipulação de cosméticos e medicamentos.

O uso de fotoprotetor, por esta razão, nunca sai de moda, independente da estação do ano. Porém, durante o verão, naturalmente as pessoas ficam mais expostas à radiação, à beira da piscina, do mar e nos parques abertos. A função do protetor solar, portanto, é absorver os raios ultravioletas e proteger dos efeitos nocivos que essa radiação causa na pele. Ele é indicado de acordo com cada tipo de pele; géis para peles oleosas e cremes e loções para peles secas. Os homens, por possuírem a pele mais oleosa, devem dar preferência aos protetores em gel ou spray.
È importante lembrar que o setor magistral está cada vez mais atuante no mercado e no gosto do consumidor, inclusive para a manipulação de fotoprotetor. “Para quem prioriza um produto personalizado e específico para sua pele, pode pedir ao médico a prescrição de um fotoprotetor. Nele, é possível inserir, além de filtros solares, outros componentes, como hidrantes, antimanchas e antirrugas”, observa a farmacêutica. Ela ainda lembra que na TAVE, por exemplo, a procura por fotoprotetor manipulado aumenta cerca de 30% nesse período.

Dicas importantes para aproveitar o verão sem culpa

Fotoprotetor – È primordial observar o número do PPD do produto, que é o método utilizado para medir o UVA na pele, que deve ser, no mínimo, 1/3 do fator de proteção, ou seja, se um bloqueador solar tem 30 FPS, ele deve ter 10 PPD para garantir a proteção contra os raios UVA. Não se esqueça também do nariz, orelhas, queixo, pescoço e mãos. Por serem atingidas com mais intensidade, elas precisam de proteção extra.

Hidratação – Não deixe de usar hidratante no corpo e no rosto durante toda a estação. Se tiver pele oleosa, limpe o rosto várias vezes ao dia, para evitar erupções. Lembre-se, neste caso, de usar hidratantes mais fluídos, próprios para peles oleosas. Recomendo a aplicação sempre após o banho, quando a penetração do hidratante é maior. Prefira ativos específicos para hidratar e proteger a pele, como o Oligomix®, G.P.S Trealose, CoffeeSkin etc. Existem alternativas orais, como os fosfolipídios de caviar, que são ricos em ômegas e ajudam a deixar a pele hidratada de dentro para fora.

Cabelos – Para proteger os cabelos, usar hidratantes, se possível com protetor solar. Os chapéus também ajudam a bloquear a exposição dos fios, mesmo em dias nublados, pois os raios ultravioletas atravessam as nuvens e, com temperaturas mais amenas, ficamos mais tempo expostos sem perceber.

Alimentação – A beleza começa de dentro. Durante o verão, prefira uma alimentação que inclua peixes grelhados, frutas e muita salada.

Bebida – Não se engane: cerveja não hidrata. O que ela causa é aumento do volume de urina e, se ingerida em excesso, pode gerar desidratação. Uma sugestão é intercalar os copos de cerveja com água para repor o líquido perdido. Nunca beba em jejum, não misture tipos diferentes e tome cuidado com os exageros. Uma boa dica para hidratação é a ingestão de água de coco, sucos naturais ou isotônicos.

Patologias de verão – Evidentemente, quem vai à praia veste pouca roupa, usa sandálias ou anda descalço pelas calçadas e areias. Nesse momento, lesões de pele que não estão aparentes nas demais estações, mas existem há muito tempo, podem aparecer. A exposição da pele à água e areia, por exemplo, permite o aparecimento de lesões cuja incidência é mais comum no verão, como micose e herpes. Portanto, evite permanecer com roupas molhadas ou úmidas e enxugue bem os pés, principalmente dentre os dedos antes de vestir um calçado.

Fonte: Dra Anelise H. Leite Taleb
Farmacêutica, formada pela Universidade Federal de Santa Catarina; Mestrado em Microbiologia pela Universidade Federal de Santa Catarina; Pós Graduação em Cosmetologia pela Racine; MBA em desenvolvimento de Cosméticos pela IPUPO, com validação na França.

 www.tave.com.br

 *Texto enviado pela assessoria

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Beleza
  • Ótimas dicas! É sempre bom lembrar desses cuidados,

  • Ótimas dicas! É sempre bom lembrar desses cuidados,

  • Celly Carvalho

    É indispensável seguir essas dicas para curtir o verão!

  • Celly Carvalho

    É indispensável seguir essas dicas para curtir o verão!

  • Isabel Pinheiro

    No verão os cuidados são redobrados tanto para a pele, quanto cabelos e organismo e geral! Muita água para beber, gente!!

  • Isabel Pinheiro

    No verão os cuidados são redobrados tanto para a pele, quanto cabelos e organismo e geral! Muita água para beber, gente!!

  • Isabel Pinheiro

    No verão os cuidados são redobrados tanto para a pele, quanto cabelos e organismo e geral! Muita água para beber, gente!!