Home Blog (Re) Começar!!!

(Re) Começar!!!

12 min read
87
0
6

Já perdi as contas de quantas vezes reescrevi esse texto!

Depois de vários transtornos e muito estresse, entre idas e vindas, até ficar com o blog definitivamente fora do ar, tomei uma decisão em função do cenário caótico que se desenhou, não sei se foi a mais correta, mas me pareceu a melhor no momento, começar um novo blog, fiquei muito abalada e até hoje, meses após, ainda não recuperei o blog antigo e cada vez que penso na possibilidade de não recuperá-lo fico arrasada!!!

Mas, enquanto tento reaver o conteúdo, domínio e hospedagem antigos, achei melhor parar de perder tempo e investir no novo blog, pois já deu para perceber que esse processo é longo e esse espaço aqui significa muito para mim. O blog continua se chamando Quadro Feminino, a diferença é que agora o endereço será quadrofeminino.com (o outro era .com.br).

Vocês devem ter visto o primeiro post que soltei (agora inexistente), logo após o vírus aparecer, que só fiquei sabendo por que primeiramente fui notificada pelo servidor e depois por um site de segurança. De cara, foi um misto de susto, desespero e muita preocupação, nunca tinha me imaginado em tal situação, mas quem está na rede infelizmente está sujeito a isso, logo veio a pergunta e agora o que fazer??

Não entendo muito sobre o assunto, achei que fosse algo mais simples, e meu marido realizou os procedimentos que foram solicitados, apagar os arquivos infectados, retirou os plugins do blog e foi instalando um de cada vez, colocou outro antivírus no PC, já que o antigo não detectou nada, fez uma varredura e fez backup, depois informou ao servidor, e este por sua vez, observando tudo ok, ativou o blog. Pra mim estava tudo resolvido, só que no dia seguinte o blog foi desativado por um espaço de tempo menor, checamos e ainda havia alguns arquivos infectados, deletamos e pronto, tudo parecia seguir as mil maravilhas, o blog ok, os e-mails funcionando e eu retomando as postagens diárias.

Nesse período eu fiquei com trauma (ou o sexto sentido alertando), aí dizia para o maridão (super apoio), “checa os e-mails, vê se não tem mais nenhuma notificação”, ia dormir e acordava pensando será que o blog está no ar?” Porque é um pesadelo imaginar que você diariamente, há dois anos, pesquisa, posta no blog, assume compromissos com os parceiros, leitores e de repente, seu espaço é invadido e usado para trapacear sistemas e roubar informações. É doído, revoltante e desgastante demais!!!

Meu servidor me informou que o vírus instalado foi o phishin e que se houvesse recorrência o meu blog seria desativado definitivamente.

Pois foi justamente o que aconteceu, no domingo (25/11) o blog foi desativado definitivamente. Agora a explicação, esse phishin, que é um programa espião (foi usado para invadir bancos), foi instalado no blog, eu acredito que via spam e ficou programado para de tempos em tempos ser ativado, então ele apareceu, foi deletado, apareceu novamente foi deletado, deu a sensação que tudo estava seguro e 4 dias depois voltou e a bomba, tudo desativado, incluindo os e-mails (contato, divulgue) que eram vinculados ao blog (e-mails disponibilizados em função da hospedagem).

Aí eu fiquei em estado de choque, pois meu blog foi desativado definitivamente. Como assim? E minha hospedagem, meu domínio, todo o conteúdo?? Entrei em contato com a UOL e pedi um esclarecimento de como ficaria, se teria alguma forma de reverter.  E aguardei, porque não queria tomar nenhuma decisão precipitada, tipo fazer outro blog. Estava convicta de que não perderia tudo, afinal tinha o backup, só que para minha surpresa o(s) backup(s) não abriram, nem com reza brava, deram erro, não transferiram para a plataforma, fiquei nas mãos da UOL, só conseguir salvar os posts do início de 2011. Preciso urgentemente tomar um banho de sal grosso!!!!

“Penso que saber esperar é uma virtude, mas quando essa espera se prolonga e o sofrimento aumenta é hora de tomar uma atitude, porque no meu caso virou perda de tempo e por mais otimista que eu seja, começou a me afetar muito (falta de apetite, dormia de 3 a 4 horas por dia, alergia nas pálpebras decorrente do estresse, baixa na imunidade, gripe, etc), porque estava impossibilitada de cumprir meus compromissos com as empresas parceiras e com vocês, minhas leitoras.

A blogueira “sem blog”, depois de tanta espera e sofrimento, resolveu montar outro blog e aguardar o término da novela, espero que tenha um final feliz!

Amigas blogueiras tem algumas coisas que vocês podem fazer para tentar se proteger ou pelo menos minimizar as consequências de possíveis invasões:

  • Ter um antivírus e mantê-lo atualizado
  • Jamais abrir links desconhecidos
  • Fazer um backup (cópia de segurança), para não correr o risco de perder todo seu trabalho e se possível tenha mais de uma cópia, deixarei dois links onde tem tudo explicado, um para quem usa o Blogger e outro para quem usa WordPress:

a)Blogger clica aqui 

b)Wordpress clica aqui

O futuro quanto a recuperação do blog antigo é incerto, queria pelo menos o conteúdo, a única coisa que tenho certeza agora é que depois de todo esse tempo parada preciso correr atrás do prejuízo, ver a dimensão das perdas (que são muitas), pois a vida segue. Tudo que tinha foi zerado, agora é arregaçar as mangas e mãos à obra!!! TRABALHAR!! (RE) COMEÇAR!!!!

Dentro de tudo que é ruim, sempre tem algo bom e vocês leitoras e amigas foram marcantes e essenciais, por isso quero agradecer de coração a todas pelo carinho e apoio recebido durante esse período, vocês não tem ideia do quanto me ajudaram (continuam ajudando) a passar por esse problema. Havia dias que eu já estava “hexapolar”, dando defeito, aí chegava no face, twitter ou e-mail e tinha uma mensagem de incentivo, força, essa onda de energia positiva me acalmava muito e foi o motivo que não permitiu eu pensar em desistir em nenhum momento.

O recomeço é duro, mas peço, se gostarem do conteúdo curtam e compartilhem com azamigas.  😉

E muito, muito obrigada!!

Bjú, Cih

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Blog