Home sem categoria Você é parascavedecatriafóbico??

Você é parascavedecatriafóbico??

6 min read
2
0
5

Oi fofas!!! Bom dia!!!

Hoje é Sexta Feira 13, dia que muitos consideram Dia do Azar! Eu cresci brincando com essa data, ouvia uma história aqui outra ali, mas nunca tinha parado para pensar, para conhecer, como começou, o há por trás dessa famosa “superstição”! E pesquisando fui parar no Guia Dos Curiosos, vejam o que encontrei:

Primeiro vamos a definição de Parascavedecatriafóbico (ufa, é difícil pronunciar)– É o nome dado para quem tem medo de sexta-feira 13, o termo vem da junção das palavras gregas “paraskevi”(“sexta-feira”), “dekastreis” (“treze”) e “phobia” (fobia, “medo”). A palavra é considerada uma especialização do termo “triskadekafobia”, ou “fobia do número 13”.

Agora vamos as explicações:

  • A  fama de azar da sexta-feira 13 é a mais popular entre os cristãos. Explica-se: Jesus Cristo foi crucificado numa sexta-feira e, na sua última ceia, havia 13 pessoas à mesa — ele e os 12 apóstolos.
  • Antes disso, porém, existem versões que provêm de duas lendas da mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.
  • Segundo outra história, a deusa do amor e da beleza era Friga. Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.
  • Há também suspeitas de que a crença venha de uma rixa entre o rei francês Filipe, o Belo, e a Ordem dos Templários. No século XIV, o monarca decidiu cobrar impostos da Igreja Católica. O papa Bonifácio VIII ficou indignado e o excomungou. Filipe tentou, então, entrar para a Ordem dos Templários. Assim, se reaproximaria da Igreja. Mas não foi aceito. Por vingança, ordenou a prisão e tortura de 5 mil cavaleiros. Isto ocorreu em 13 de outubro de 1307, uma sexta-feira.
  • O principal Ato Institucional da Ditadura Militar no Brasil, o AI-5, foi decretado no dia 13 de dezembro de 1968. Coincidência ou não, esse dia caiu numa sexta-feira.
  • De acordo com um estudo publicado pelo “British Medical Journal” em junho de 2008, os acidentes de carro aumentam 52% nas sextas-feiras 13, na Inglaterra. Por outro lado, o Centro Holandês de Estatísticas Atuariais, em estudo publicado no mesmo mês, diz que há menos registros de acidentes, roubos e incêndios no “Dia do Azar”.
  • Na cidade de São Paulo, o Centro de Controle de Zoonoses proibiu que gatos pretos sejam adotados em sextas-feiras 13. Tudo para poupar os bichanos de possíveis rituais de magia negra.

Como disse minha miguinha do twitter @tinaventuri, e eu assino embaixo… Sexta Feira 13 é só mais um dia para ser feliz!!!!

E eu adoro filmes de terror vou aproveitar e rever alguns clássicos com Jason e Freddy!!!rsrsrs

E vocês são supersticiosas? Tem medo? Comentem!

Tenham uma ótima Sexta e um belo final de semana!

Ci

Fonte: Guia dos Curiosos

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em sem categoria
  • Celly Carvalho

    Não tenho medo… rs

  • Celly Carvalho

    Não tenho medo… rs

  • Isabel Pinheiro

    nossa! É tudo isso? kkkkkkkkkkkkk…. Então eu não tenho esse problema!

  • Isabel Pinheiro

    nossa! É tudo isso? kkkkkkkkkkkkk…. Então eu não tenho esse problema!