Ter uma vida mais saudável já é uma preocupação de muitas pessoas, porém é normal surgir algumas dúvidas ou empecilhos. Por isso, vamos mostrar alguns motivos para ir à academia.
Existem vários motivos para ir à academia, para uma pessoa se matricular na academia e iniciar uma rotina fitness. Inclusive, esse setor cresce cada vez mais, já que a busca por uma vida saudável é uma prioridade.
Mesmo assim, é normal adiar a matrícula na academia, seja por falta de tempo, ou por achar que não é necessário. De qualquer forma, sempre aparece uma desculpa para deixar para depois. Porém será que essa é a melhor saída?
A prática de exercícios físicos é recomendada por vários especialistas, pois é algo que faz bem para o funcionamento corporal e mental.
Já que as atividades liberam os famosos hormônios da felicidade, fazendo que o seu cérebro passe a mensagem de satisfação.
Há relatos de pessoas que sentem uma mudança radical após experimentarem uma rotina equilibrada.
Por isso, separamos os 8 motivos para ir à academia e deixar qualquer desculpa de lado. É claro que poderíamos citar pelo menos uns 100 benefícios.
Antes de tudo, que tal conhecer um pouco mais sobre a era fitness em que vivemos? Confira abaixo.
Como surgiu a era fitness?
A palavra “fitness”, derivada do inglês, pode significar: ginástica, ou aptidão física.
Hoje em dia o termo é usado para definir todo um movimento que leva em conta a preocupação com saúde, desde prática de exercícios a comidas saudáveis.
O sucesso foi tanto que até mesmo foi criada a moda fitness, um setor que oferece apenas roupas especiais para os treinos. Pois é muito importante estar protegido e confortável na hora de fazer as atividades.
Um exemplo consolidado desse nicho, é a loja Epulari, que tem um estoque inovador com peças de altíssima qualidade para deixar a ida à academia ainda mais proveitosa.
Voltando um pouco no tempo e na história, o primeiro conceito de uma academia foi criado pelo médico sueco Dr. Jonas Gustav Vilhelm Zander.
Ainda mesmo quando estava estudando, já desenvolvia estudos de tratamento médico com as chamadas máquinas especiais. Foi em 1865 que fundou, em Estocolmo, o “Médico-mekaniska Institutet” (Instituto Médico-Mecânico) para fisioterapia através de máquinas mecânicas.
# Academias
Entretanto, na época as “academias” eram usadas para tratar traumas, tais como as clínicas de fisioterapia. Porém, os resultados foram se mostrando cada vez mais positivos.
No Brasil, a história começa por volta de 1914, com a criação de um centro de treinamento para Jiu-Jitsu, fundado pelo Japonês Conde Koma. Atualmente, o país é o segundo no mundo nesse segmento.
De acordo com a análise realizada no ano de 2018, pela Associação Internacional de Fomento ao Universo de Saúde e Exercícios (IHRSA) existem mais de 34.500 academias em operação, porém esse número pode ter aumentando significativamente.
Ao todo são cerca de 9,6 milhões de clientes que praticam treinos variados. Mas é importante lembrar que as atividades físicas chegaram ao Brasil por meio dos esportes.
Inclusive, em 1925, o português Enéas Campello fundou, no Rio de Janeiro, um ginásio para treino de ginástica Olímpica e Halterofilismo. Até a década de 40 os lugares de treino não eram chamados de academia.
Aliás, nos dias atuais, existem muitos tipos de academia, porém as 6 mais frequentadas no país, são:
- Musculação: é um dos modelos mais tradicionais;
- Lutas: continua atraindo muitas pessoas e tem focos específicos, como concentração e preparo mental;
- Crossfit: preza a saúde e a prática de atividades aeróbicas. Está ganhando muitos adeptos;
- Dança: é uma atividade muito antiga e melhora vários aspectos;
- Natação: o esporte e a prática exigem um esforço grande, pois utiliza todos os músculos do corpo simultaneamente.
- Treinamento Funcional: muito procurado para a perda de peso.
Agora que você já conhece a história das academias e da procura por uma vida saudável, basta conferir os 8 motivos para ir à academia, imperdíveis, para não ficar de fora.
8 motivos para ir à academia agora mesmo
Antes de qualquer coisa, lembre-se que o foco dos exercícios é fazer bem para a saúde, o processo da perda de peso pode ser uma consequência natural, mas deve também ter um acompanhamento de um especialista.
A função dos exercícios físicos é tornar a vida funcional e garantir a você benefícios de longo prazo
1. Mais disposição – motivos para ir à academia
Parece contraditório ter mais disposição ser um dos motivos para ir à academia, certo? Mas quando você cria uma rotina e começa a se exercitar o seu cérebro é reprogramado e assim cria uma ideia de maior disposição para as tarefas do dia a dia.
2. O funcionamento do corpo melhora muito
Já sentiu aquela sensação de inchaço e cansaço? Isso pode ser retenção de líquido, ou sinal de uma vida sedentária.
Com os exercícios o seu corpo começa a ter mais energia para trabalhar em harmonia.
3. O sistema imunológico fica mais forte
Então, com um corpo funcionando bem é possível ter um sistema imunológico muito mais preparado, ou seja, as chances de pegar gripe e resfriado diminuem.
Quer mais motivos para ir à academia?
4. Melhora a química do cérebro
Já faz alguns anos que os médicos indicam as atividades físicas para pessoas com ansiedade e depressão.
Pois, os exercícios fazem o cérebro liberar a endorfina, um neurotransmissor conhecido como o hormônio do prazer. Assim, é muito mais fácil ficar feliz e com um humor nas alturas.
5. Reprograma a sua postura
Ao alongar os músculos da maneira correta a coluna vai ficando mais reta naturalmente e assim a sua postura ganha uma forma.
6. Combate a insônia
Os exercícios ajudam a gastar energia, isso quer dizer que no final do dia você vai precisar descansar e dessa forma, terá um sono mais pesado e profundo. Pois, o corpo entende a necessidade de se recuperar do esforço.
Eis aí, mais uns dos fortes motivos para ir à academia.
7. Pode aumentar sua expectativa de vida
Alguns estudos e evidências mostram um aumento da longevidade de pessoas que se exercitam regularmente. Além disso, a atividade física oferece qualidade de vida e saúde.
8. Previne doenças
É isso mesmo, os exercícios físicos ajudam da prevenção das doenças crônicas como hipertensão, osteoporose, diabetes e colesterol.
Basicamente, os treinos regulares agem da seguinte maneira: libera as substâncias que fortalecem os vasos sanguíneos, atuando contra a hipertensão; ajuda a melhorar a musculatura e os ossos; queima gordura, diminuindo as chances de colesterol e regula a produção de insulina.
Certamente temos muitos motivos para ir à academia!!!
Depois de todas essas informações dá tempo de ir até a academia mais próxima e começar a se cuidar. A saúde é um bem precioso!
Quer mais dicas visite nossa categoria Saúde e Alimentação.