Coceira no Couro Cabeludo, aqueles três Cs que incomodam demais, principalmente agora que o verão e o calor chegaram.
Você faz parte desse time?
Ultimamente estava tendo muita coceira no couro cabeludo, bastava começar a transpirar que a coceira aparecia.
Eu até comecei a lavar o cabelo todos os dias, porém isso estava me estressando, porque o shampoo comum ou para tratamento (hidratação, fortalecimento, etc) estava ajudando, porém não resolvia o problema.
E a coceira estava tirando meu sossego, causando muito incômodo, pois irritava o couro cabeludo a ponto de ferir.
Então pesquisei por shampoos anticoceira e encontrei o shampoo Anticoceira Clear Botanique Anticaspa, marca que já conheço, às vezes uso o 2 em 1 Clear Limpeza Diária.
E pensei, quer saber, vou testar, se der certo, terei um ótimo custo benefício, uma vez que essa marca é super acessível.
Índice
Coceira couro cabeludo
A coceira couro cabeludo é algo comum e acomete pessoas de todas as idades, portanto ela não faz distinção.
Contudo é importante que seja investigada, pois pode ser causada por diversos fatores que vão desde o estresse, ansiedade até os famigerados piolhos ou alergias.
Aliás, a coceira inicia e depois podem aparecer outros sintomas, como descamação, vermelhidão, sensibilidade da pele.
Assim como com ações simples ela pode desaparecer, como por exemplo evitar lavar o cabelo com água quente, usar shampoos suaves para não agredir o couro cabeludo, a recíproca é verdadeira, se não tiver atenção e tomar os cuidados devidos ela pode evoluir.
Dessa forma faz-se necessário consultar um dermatologista, pois ele identificará o problema e indicará o que precisa fazer, desde tratamento medicamentoso até o uso de shampoos específicos.
Mas, porque a coceira do couro cabeludo aparece? O que fazer para resolver esse problema?
Possíveis causas da coceira no couro cabeludo
Existem várias causas comuns de coceira no couro cabeludo, incluindo:
- Seborreia: Uma condição de pele oleosa que pode causar descamação e coceira.
- Dermatite seborreica: Uma inflamação da pele que tem relação com a grande produção de sebo e infecção causada por fungo que causa coceira e descamação.
- Pele seca: assim com a oleosidade excessiva a falta de hidratação do couro cabeludo também pode causar coceira. Mais comum no tempo frio e seco.
- Fungos: Infecções fúngicas, como a Tinea capitis, também podem causar coceira no couro cabeludo até queda de cabelo. Evite compartilhar pentes, escovas, chapéus, toalhas, pois ela é transmissível.
- Alergias: Alergias a produtos capilares, como shampoos, condicionadores e tintas para cabelo, podem causar coceira e irritação no couro cabeludo.
- Ansiedade e Estresse: Ambos podem aumentar a produção de sebo, levando a coceira e descamação. Isso pode acontecer ocasionalmente ou ser constante, além de variar de leve a intensa.
- Pediculose: é o nome dado a infestação de piolhos, que acontece muito entre crianças em idade escolar, mas pode ser disseminada entre adultos. A transmissão é feita com contato direto com os cabelos ou pertences como pentes, escovas, etc.
- Dermatite atópica: é uma inflamação na pele que pode levar a lesões ou placas avermelhadas que causam coceira intensa. Ela pode ser desencadeada por diversos fatores como por exemplo: alergia alimentar, poeira, calor, suor, estresse, ansiedade e irritabilidade.
- Dermatite herpetiforme: é uma doença autoimune, na qual observa-se a presença de pequenas bolhas sozinhas ou agrupadas. Pode aparecer no couro cabeludo, glúteos, cotovelos, joelhos e costas. Na maioria das vezes essas bolhas coçam bastante.
O que fazer para evitar a coceira no couro cabeludo
Como a prevenção é sempre a melhor das companhias, seguem algumas dicas para evitar a coceira no couro cabeludo.
Observe essas medidas com cuidado, assim você já elimina possíveis hábitos ou ações que possam favorecer a coceira couro cabeludo.
- Evite lavar o cabelo com água quente
- Escolha produtos suaves para cabelo, se possível hipoalergênicos: Escolha produtos para cabelo que não causem ou minimizem o aparecimento de irritação ou alergias.
- Mantenha o couro cabeludo hidratado: Use óleos ou cremes hidratantes para o couro cabeludo para evitar a secura e a coceira, principalmente durante o inverno e tempo seco.
- Evite pentear ou coçar o couro cabeludo com frequência: Isso pode irritar ainda mais a pele e agravar a coceira.
- Lave o cabelo regularmente: Mantenha o couro cabeludo limpo e livre de oleosidade para evitar infecções fúngicas.
- Evite estresse ou ansiedade: ambos podem aumentar a produção de sebo e piorar a coceira no couro cabeludo.
- Se a coceira persistir consulte um médico ou dermatologista: a ajuda de um profissional vai identificar a causa e prescrever o tratamento adequado.
Shampoo Clear Botanique Anticoceira
Dito tudo acima e feita as devidas explicações sobre causas e prevenções, vamos ao shampoo que resolveu a minha coceira.
Embora eu tenha dermatite atópica, dessa vez o meu problema foi causado pelo calor, suor e oleosidade, tanto que assim que comecei a usar o Shampoo Clear Botanique Anticoceira o alívio foi imediato.
Ele um shampoo transparente, feito com ingredientes 100% naturais, contém melaleuca e jojoba.
Melaleuca (ou tea tree) – possui ação antibacteriana e antifúngica. Auxilia no combate a caspa, promovendo limpeza profunda evitando o ressecamento e regenerando a região.
Jojoba – equilibra a oleosidade em excesso na raiz, e combate a caspa. Promove hidratação, regeneração, maciez e brilho.
Além disso não possui parabenos, corantes e conservantes.
Ele limpa bem, sem ressecar e deixa os cabelos com o cheiro suave e gostoso.
Eu usei de duas formas.
Inicialmente aplicava o shampoo duas vezes e depois o condicionador nas pontas.
Fiz isso logo que comecei a usar, pois a coceira estava mais intensa. E já senti um grande alívio desde a primeira aplicação.
Depois, com a melhora, comecei a usar o clear anticoceira, em seguida uma shampoo de tratamento (como por exemplo, hidratação, fortalecimento, etc), finalizando com condicionador.
Consegui aumentar o espaço entre as lavagens, a coceira diminuiu bastante, aliás só começo a sentir quando o cabelo está sujo, pesado, oleoso.
Dessa forma, esse shampoo me ajudou muito, o suor, a transpiração deixaram de ser um problema.
A sensação de frescor e limpeza ao massagear o shampoo e lavar é muito boa. O shampoo Clear Anticoceira cumpre o que promete.
Comprei na Amazon, custou menos de R$ 14,00 cada um, pois usei o Amazon Super (Leve mais pegue menos), 15% off e frete grátis por ter Amazon Prime.
Programa Amazon Super
- Desconto levando 10 ou mais itens de supermercado.
- Com assinatura Prime: 15% off.
- Sem assinatura Prime: 10% off. Itens iguais ou diferentes.
É tão bom quando um produto funciona né?
Aliás, estou feliz que meu caso era mais simples e esse shampoo resolveu e agora será recorrente nos meus cuidados capilares, pelo menos nesse período de calor.
No entanto, seguiu as dicas acima, testou o shampoo e a coceira no couro cabeludo persistiu e ainda está de outros sintomas, como descamação excessiva ou feridas, é recomendável procurar um médico ou dermatologista para ajudar a descobrir o que é e a tratar.
Enfim, para mais dicas, visite a categoria Tudo sobre cabelos.
GOSTOU DESSE POST? ENTÃO COMENTA, COMPARTILHA PARA CHEGAR A MAIS PESSOAS QUE PRECISAM DE UM BOM SHAMPOO ANTICOCEIRA.
ME ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS E FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ROLA NO QF!