Ao nos alimentarmos, nosso corpo gasta energia para quebrar o alimento em pequenas partes para que esses alimentos sejam absorvidos no intestino. A digestão de todos os alimentos acelera o metabolismo e aumenta a queima de gordura, assim, consequentemente, também aumenta a temperatura corporal. Porém, alguns alimentos se destacam mais do que os outros por induzirem o metabolismo a trabalhar em ritmo acelerado – gastando mais calorias para digestão –, classificados como termogênicos. Na verdade, não é o alimento em si que tem o poder termogênico, e sim algumas substâncias presentes nesses alimentos. Algumas dessas substancias são, por exemplo, as capsaicinas, catequinas e a cafeína.
Nosso corpo tem praticamente dois receptores que regulam o metabolismo das gorduras. Eles são conhecidos por receptores adrenérgicos e são divididos em alfa-adrenérgico, que inibe a quebra de gordura, e beta-adrenérgico, que estimula a quebra de gordura. A maior parte das substâncias presentes nos alimentos termogênicos se liga nos receptores beta-adrenérgicos e estimula a quebra de gordura. Com a gordura livre no sangue, ela se torna disponível para ser queimada pelo organismo.
Os principais alimentos termogênicos são: pimenta vermelha, mostarda, gengibre, vinagre de maçã, acelga, aspargos, couve, brócolis, laranja, kiwi, cafeína, guaraná, água gelada, linhaça, gorduras vegetais, gorduras de coco, chá verde e produtos derivados de chocolate, principalmente por causa do cacau.
Ainda não existe um consenso científico sobre a quantidade diária recomendada dessas substâncias. Por isso é aconselhável o acompanhamento de um nutricionista para que ele indique a quantidade adequada desses alimentos de acordo com as características individuais e objetivos de cada pessoa.
O consumo exagerado desses alimentos pode estimular o sistema nervoso exageradamente e levar ao surgimento de alguns sintomas, como dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais. Hipertensos e cardíacos devem ter cuidados aumentados, já que algumas substâncias dos alimentos termogênicos fazem o coração trabalhar mais rápido. Por influenciar o metabolismo, pessoas que sofrem de problemas na tireoide devem evitar esses alimentos.
Para encontrar alimentos termogênicos, clique aqui.
Existem uma grande variedade de alimentos termogênicos, quais vocês utilizam mais?
*Fonte do texto: Natue
Ciiii estou adorando esses seus posts saudáveis hehehe me ajudam tanto!!!
Bem, alguns desses eu já consumo diariamente, como a couve, linhaça e gengibre hehe tomo meu suquinho verde religiosamente rsrs e ainda acrescento água de coco.
Já a pimenta e o café eu não tenho o costume :/
Óleo de como nunca experimentei.
Arrasooooou Ci, adorei por demais!
beijãooooo e tenha uma ótima semana 😉
Luh Schinberger
Adorei o post! E agora com o calor (desértico rs), água bem gelada faz um bem 😀
:***
Patty
Blog Cute Nails
Fanpage Cute Nails
Oi Ci,
Gostei das dicas. Destes alimentos não me dou bem com gengibre, mas posso tentar o resto.
Bjs
Oi lindona !
São o que mais gosto, se faz bem a saúde porque não tocar pelos mais saudáveis né.
Tem novidades no meu blog, não deixe de conferir
Acesse: ♥ Plantão da Beleza ♥ Aguardo sua visita.
BeijosssssSimara Pink ♥♥♥