Projeto de Leve, Leve?!?! Mas o que é isso mesmo?
Esse post é um desabafo e ao mesmo tempo o compromisso com a decisão que tomei, o meu primeiro passo rumo aos meus objetivos de saúde e bem estar. Pelo título vocês já sabem que sim, caí na real e resolvi mudar.
Embora eu sempre tenha sido magra (até demais, pesava 47 kg), fazia o caminho inverso de muitas pessoas, comia horrores para engordar, pois queria muito chegar aos 54 kg, sinto que perdi o controle.
O fato é que, quando mais jovem, praticava muita atividade física, na verdade esportes (voley, basquete, dança, natação) e caminhadas, nunca fui para a academia.
Além disso estudava e trabalhava, comecei aos 16 anos, dava aulas de natação. Então, tinha uma vida repleta de atividade física. Não, não tinha espaço para o sedentarismo.
Ademais, o metabolismo, nessa fase era meu amigo do peito!
Quando terminei a faculdade, finalmente cheguei aos meus sonhados 54 kg.
Contudo, com o passar dos anos, os caminhos me levaram a uma vida mais sedentária, como muitos, horas e horas sentada diante de uma tela.
Porém, ainda tinha uma vantagem, uma vez que a minha alimentação nunca foi muito desregulada, embora algumas vezes cometesse exageros, sou chocólatra assumida.
No entanto, no ano passado me deparei com quase 65 kg e com apenas três calças que me serviam e mesmo assim quase espocando, isso é sério, apertavam bastante, que eu sentia até falta de ar, brincadeirinha!! 😉
Então, foi aí que, acordei e percebi que precisava agir.
Conversa franca Eu e a Balança
Uma vez que a mudança no meu estilo de vida culminou com 11 kg acima do que eu planejei, tenho 1,61 e isso fez muita diferença.
Além da falta de disposição, veio o combo completo, com dores pelo corpo, sono ruim, má digestão, azia, cansaço e colesterol alterado.
Como fui ganhando peso aos poucos, ao longo dos anos, foi mais difícil de perceber.
E nesses últimos meses, confesso que cheguei ao ponte de me negar a comprar roupas e segui com minhas 3 calças fardas, agora restam duas.
# Mudança na alimentação
De janeiro pra cá peguei firme na alimentação mais saudável, cortei açúcar, fritura e carne vermelha.
Comecei a fazer em torno de 4 refeições diárias.
Substituí tudo por integral, afinal as fibras são excelentes para o funcionamento do organismo como um todo e fortes aliadas no emagrecimento.
Também comecei a estudar, a fim de entender como funciona o jejum intermitente, pois como sou acostumada a ficar longas horas sem comer, pretendo inseri-lo na minha rotina.
# Atividade Física
Agora aos poucos estou voltando a prática de atividade física, além de fazer praticamente tudo caminhando, tenho feito ginástica em casa mesmo.
Dessa forma, na hora que tenho um tempo me movimento e não tem desculpa, saliento a importância de ter uma rotina, criar o hábito (ainda preciso melhorar muito nesse aspecto).
Por isso, uso alguns apps (água, alimentos, organização, ciclo menstrual) para ir “controlando” as minhas atividades e isso tem me ajudado bastante.
# Companhia e motivação
Outro ponto que destaco é que se possível faça com alguém com os mesmo objetivos que você (marido, amiga, irmão,etc.), assim um acaba incentivando o outro, afinal a motivação não estará sempre presente, principalmente no começo.
Tenho a sorte de meu marido ter entrado nessa comigo, um incentiva o outro (ele é bem mais focado), não vou negar, são quatro meses, tem períodos que tiramos de letra, porém em outros fica mais difícil, mas quando olhamos tudo o que conseguimos até aqui, a motivação volta com força.
# Sem radicalizar
Não retiramos as guloseimas de vez. Dessa forma, toda semana escolhemos uma refeição para comermos algo fora da dieta, uma gordelícia, isso nos satisfaz, porque comemos aquilo que nos dá mais vontade, matando aquele super desejo.
No momento eu e maridão estamos buscando outras formas de potencializar a perda de peso e pretendemos conversar com um médico, nutricionista e outros profissionais que possam nos ajudar, além de esclarecer dúvidas, afinal temos um mundo de informações que se não estiverem organizadas mais atrapalham que ajudam.
Quero muito eliminar esse sobrepeso, afinal a obesidade vem e traz com ela muitos problemas físicos e psicológicos, ainda mais com o aumento da idade, minha meta é ficar mais ativa, saudável, melhorar minha qualidade de vida.
E por falar em sobrepeso, obesidade, tenho uma grande curiosidade, você já ouviu falar do Orlistat, um fármaco que ajuda a diminuir a absorção de gordura?
Ele é usado justamente no tratamento da obesidade (e também sobrepeso) e impedi que o organismo armazene parte da gordura ingerida, eliminando-a.
Interessante para evitar ganhar aqueles quilos já perdidos e também na manutenção, né?
Enfim, o que é pra ajudar sempre é bem vindo. Então, tenho seguido e conseguido algumas conquistas, o que é bem gratificante.
Assim, aos poucos, já eliminei 4 kg, meu sono está um pouco mais tranquilo, a massa magra e água no organismo aumentaram, porcentagem de gordura diminuiu e surgiu o projeto “De leve, leve”.
Projeto De leve leve
Não tenho pressa, quero construir hábitos saudáveis, ter saúde, mais disposição, condicionamento, me sentir bem no dia dia para fazer o que me proponho da melhor maneira.
A transformação é profunda, estou tentando encontrar e também manter um estilo de vida que agregue bem estar a minha vida.
Portanto sei bem, que não há mágica, que isso não acontece de uma hora para outra.
É preciso agir, ter muita força de vontade para que se solidifique e no final se torne tão natural, para que eu faça sem perceber.
Porque, passei dos 4.0 e o organismo não funciona como a anos atrás, ele precisa que eu colabore para se manter a pleno vapor.
Isso é resultado de um combinado equilibrado entre, alimentação, atividade física, mental, suplementação, sim nem tudo conseguimos só com alimentação, enfim, precisamos fazer a nossa parte.
O fato é que, quanto antes começarmos, melhor!
Espero que esses pontos acima citados, que tanto tem me ajudado, possa ser valioso pra você também.
Sempre que houver algo interessante sobre o projeto, dividirei aqui com vocês. E se tiverem alguma pergunta é só fazer!
Agora me conta, o que você faz para ter uma vida mais saudável?
Para ver dicas e receitas saudáveis visite a categoria Saúde e alimentação.
CURTIU ESSE POST? COMPARTILHA, COMENTA E ENVIA PARA AS AMIGAS QUE ESTÃO BRIGANDO COM A BALANÇA E EM BUSCA DE DICAS PARA EMAGRECER!
ME ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS E FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ROLA NO QF!
É isso ai, força e persistência, torcendo por vc. também estou nessa Cibele, na perdia 3k, voltei a malhar e me policiar sem exageros senão a casa cai rsrsrsr. Boa sorte no projeto!
✡✡Blog Encantado: Atellier Com Mãos de seda ✡✡
Obrigada linda, eu estou me policiando na alimentação, mas preciso pegar firme na malhação, ainda não estou com uma rotina adequada.
Força pra nós! Bjús
É preciso bastante foco, mas você vai atingir seu objetivo!
Beijos
Blog|Canal
Obrigada Nanna, eu realmente estou precisando, devagar eu chego lá. Bjús
Linda do Meu coracao, paciencia e mto foco. Eu nao preciso perder peso quero ganhar Mazda muscular. Porem odeioooooo academia e amo yoga. Resumindo vou continuar fazendo yoga me sentindo bem comigo mesma e ficando Em forma.
Desejo sucesso nas suas realizacoes e nao esquece step by step. Never give up.
Bjos
Obrigada minha linda, de passo em passo conquistamos o objetivo.
Emagrecer é sempre mais difícil até porque comer é ótimo. Mas que bom que você está conseguindo se readaptar e fazer atividade física mesmo que em casa. eu faço academia e pilates mas mesmo assim como muito e isso dificulta o emagrecimento, preciso entrar no seu projeto de leve. Beijos
Van comer é bom mesmo, eu como de tudo, gosto de integrais e tenho conseguido me manter na linha , mas preciso pegar firme na atividade física. Vamos para o projeto de leve, devagar e sempre, chegamos lá! Bjús
Você vai chegar lá, pode ter certeza!
Bjs http://www.jackiesworld.com.br
Obrigada Jaque! Bjús
Tem que ter muito foco e persistência. Ter hábitos saudáveis também é muito bom.
Bjus
Jaque http://www.quebreiaregra.com.br
Parabéns Ci, estou na luta ainda para mudar a alimentação.
Estou tentando arrastar o marido. kkk
Bjão
Jéu quando temos companhia fica mais fácil, um dá força para o outro, espero que você consiga também. Bjús
Vamos lá, quem luta sempre alcança.
Definitivamente não tenho uma vida saudável.
Mas tenho certeza que vai conseguir. Mantenha o foco. Estaremos aqui torcendo por você.
Beijinhos,
Aline Magalhães
Alineland
Obrigada Aline! Bjús
faço votos que vc consiga seu objetivo. sei muito bem o q vc tem passado pois estou nessa guerra tbm. comecei a praticar pilates e meu sono melhorou bastante.
Luciane eu tenho dormido melhor também, mas ainda não é o ideal, acordar descansada, mas eu chego lá. Bom que você está conseguindo com o pilates. Bjús
Estou parada devido ao meu probleminha, mas vou voltar porque os exercícios me ajudam bastante e agora que consegui emagrecer quero perder toda a gordura abdominal e ganhar massa magra. Além claro de uma boa alimentação que é muito importante!
Nique os exercícios são bons mesmo, ajudam muito. Espero que fique bem logo. Bjús
Oi Ci!
Tb estou em projeto de emagrecimento aqui, como o marido está de férias a ideia é se ajudar. Boa sorte ai!
Beijos
Boa sorte pra vocês também, foco e perseverança, quando as conquistas começam aparecer é muito gratificante. Bjús
que bacana, é sempre bom darmos o primeiro passo
acho muto legal ver essas determinações para uma visa saudaevel
adorei e força
vc consegue
bjs
Obrigada Thelma, esse apoio é motivador! Bjús