Óculos de grau? Você também usa? Como escolheu o seu?
Tem dado uma atenção especial ao acessório e feito uma higienização mais caprichada por causa do covid-19?
Um pouco antes de tudo acontecer (coronavírus), fui ao oftalmologista e constatei que precisava trocar os óculos, pois além de aumentar meu grau, passei a ter a necessidade de usar grau para perto.
Sim, eu já tinha astigmatismo, hipermetropia e agora soma-se aos dois a miopia.
Agora a minha indicação de lente passou a ser multifocal.
Sendo que tenho sensibilidade a luz, dessa forma a lente deve ter o tratamento de fotocromática, as mais conhecidas são a Transitions (Varilux), a Photofusion (ZEISS), Sensity (Hoya).
Então parti para pesquisar loja de oculos, preços de lentes e armações. Pude perceber uma enorme variedade de lentes multifocais, marcas (desde marca própria da ótica até as mais conhecidas como, Varilux, Zeiss, Hoya) e claro, preços.
O Oftalmologista
Por volta de uns 3 anos atrás, fiz uma pesquisa para escolher um oftalmo e me consultar, pois vinha sentindo um pouco de dificuldade para ler. Para você ter uma ideia, avaliei desde o lugar da formação, até o currículo, pois dá para ver se o profissional se mantém atualizado.
Pois bem, selecionei e fui à consulta, porém aprendi duramente que de nada adiante ter um excelente currículo, se o profissional não tem paciência, não te escuta e não dá atenção ao que você fala. E eu cometi um erro enorme, confiei naquele currículo maravilhoso e desprezei a minha intuição, resultado, um óculos inadequado, vou explicar o porquê.
Embora, a médica tenha feito a consulta bem rápida, foi trocando aquelas lentes que adequam seu grau com uma velocidade grande, o que me deixou bem insegura, o grau de astigmatismo e hipermetropia, ficaram bons. No entanto, ela não deu ouvidos a minha queixa sobre a dificuldade de leitura, apesar de ter feito o teste, ela me disse que o grau era muito baixo e não seria necessário ter a lente para miopia.
Eu conseguia ler? Sim, conseguia, contudo exigia um esforço para ver as letras, mas fui e fiz os óculos com a indicação dela, com lente alto índice e tratamento antirreflexo para astigmatismo e hipermetropia.
Se ficou insegura, consulte outro profissional
Comecei a usar e confesso que deveria ter escutado aquela voz interior e feito consulta com outro profissional, afinal a sua visão não é brinquedo e, infelizmente para minha realidade, uma vez feito o óculos eu não poderia trocar logo, pois o valor não foi baixo.
O óculos é um investimento na sua saúde, para o seu dia dia, então ele precisa ser feito com toda atenção e certeza, para que te favoreça em todas as suas necessidades.
Então, a dica mais importante aqui é, escolha um profissional e se não confiar no que ele diz, mude, compare aos outros, para não se arrepender e fazer o melhor, o correto para você.
Escolhendo o Óculos de grau
Uma coisa é certa ao escolher seu óculos de grau, tenha paciência, pois é algo que vai melhorar ou trazer qualidade de vida.
Porém, se não for escolhido com calma, seu óculos de grau pode dar errado e te trazer efeito contrário, além muita dor de cabeça.
Pesquise lentes e armações
Como a minha indicação foi lente multifocal e com tratamento fotossensível meu oftalmo já me avisou que teria um custo mais alto.
Fui a várias óticas e fui muito bem atendida, com destaque para a Óticas Carol e Óticas Diniz e as atendentes me explicaram sobre lentes, tratamentos, marcas e as promoções feitas pelas marcas, isso foi extremamente importante na minha escolha.
Dessa vez meu grande foco estava na lente e só depois avaliaria as armações, pois algumas pessoas tem dificuldade de adaptação às lentes multifocais.
E meu oftalmo foi claro, invista em uma multifocal que tenha um bom campo de visão e fique atenta as marcações, a princípio eu não entendi bem o que isso significava, mas as atendentes das óticas me explicaram.
Lente Multifocal
Esse seria meu primeiro óculos multifocal, tanto que nas óticas era a primeira pergunta que me faziam.
Em seguida vinha a explicação sobre a adaptabilidade (visão nítida e transições suaves), que é diferente das outras lentes.
Sendo que existem pessoas que demoram apenas alguns dias, algumas semanas ou meses para se adaptar, entretanto existe uma parcela que não se adapta e em último caso, precisa usar dois óculos, um pra longe e um para perto.
Dessa forma, no início, o uso deveria ser aos poucos, primeiro poucas horas por dia, de preferência em atividades com ver TV, computador e ler, só depois andar com ele, pois assim como você pode não sentir nada, também pode ocorrer tontura, náusea, vista estranha, o famoso erro na altura do degrau, etc.
Fique atenta ao “campo de visão da multifocal”!
Existem lentes multifocais mais simples, cujo o campo de visão fica restrito ao ponto marcado e as mais tecnológicas de alta performance, com esse campo ampliado, se tornando mais confortáveis aos olhos, sendo assim você vai movimentar os olhos pela lente e não senti tanto a transição, se adaptando melhor.
Portanto, como falei anteriormente a minha prioridade foi a lente, a armação ficou em segundo plano.
Lógico que, não escolhi qualquer armação, mas pesquisei bastante para encontrar uma mais em conta que se encaixasse ao meus requisitos: gosto, qualidade e bolso.
É importante dizer que, enquanto tiver dúvidas sobre a lente, pergunte, não tenha pressa.
Pergunte sobre promoções de óculos de grau
Esse ponto é bem interessante, visto que você encontra ótimas promoções e quem sabe aquele óculos que melhor vai se encaixar para você, se enquadre ao seu bolso. Aconteceu comigo!
Quando comecei a ver os preços das lentes, estava praticamente convencida que não iria fazer a opção pelo tratamento fotossensível em detrimento do campo de visão (item que facilita a adaptação à lente).
Mas, aí perguntei e começaram a aparecer as promoções:
- compre um óculos de grau e ganhe um igual;
- compre um óculos de grau e ganha um solar
- e a que optei, que se chamava Meu primeiro multifocal (campanha da Varilux), cujo eu iria ganhar 50% de desconto, se meu receituário atendesse as regras para participar.
E pra minha felicidade, deu certo!
Portanto, garanti minha lente Varilux Comfort 360º e Antirreflexo Crizal (o preço médio sem a promoção dessa lente é de R$ 2.300), que é uma lente digital intermediária, de boa qualidade.
Que fique claro, existem opções melhores e mais caras, porém essa já é muito boa.
A armação
Nos meus óculos anteriores, com lentes mais simples e consequentemente mais barata, eu concedia um peso grande para a armação.
Dessa vez, priorizei a lente, mas também estabeleci alguns critérios para a escolha da armação, até porque queria algo mais em conta, porém de boa qualidade.
Até porque não vale à pena investir em uma boa lente e pegar uma armação qualquer, e como minha lente seria um pouco mais grossa por causa do grau (4 graus), não seria qualquer armação que eu poderia escolher.
Então os critérios que observei foram:
- Uma armação com tamanho grande, pois funciona melhor quando se trata de lentes multifocais
- Armação adequada ao formato do meu rosto
- Preço
- Qualidade
- Conforto
- Moderna
E depois de experimentar várias, encontrei uma que bati o olho e me apaixonei. Quando vesti, o encaixe foi perfeito, além de leve era muito confortável.
O modelo era da Ana Hickmann com um mix de acetato, metal, a parte externa é preta e a interna estampada.
Óculos de grau
Então como considero o óculos de grau, também um acessório de moda e ele precisava combinar comigo e com o que uso,
Assim, escolhi um modelo que considerei bem versátil, embora acredite que quando você usa o que te completa e tem a sua cara, vai ficar bem com tudo.
E óculos de grau, eu uso o dia inteiro, faz parte de mim, então teria que ser um que agregasse de tal forma que realmente se incorporasse a mim e tudo que gosto.
Gostei muito dessa armação Ana Hickmann, ela é grande, bem confortável e a lente com transitions no sol, escurece bastante e faz parecer um óculos solar, no melhor estilo 2 em 1.
Essa lente vai escurecendo conforme a incidência da luz, até mesmo dentro de casa, ela já muda.
Isso tem me ajudado muito na sensibilidade a luz, pois até a enxaqueca com aura, distúrbio visual, diminuiu bastante.
Nos primeiros dias, fiz exatamente como foi indicado, usar os óculos de grau por algumas horas para ver TV, ler e trabalhar no computador. Ir acostumando aos poucos.
Contudo nos primeiros 5 dias, em alguns momentos senti tontura, dor de cabeça e percebia as transições, com 15 dias esses incômodos diminuíram bastante, mas ainda esbarrada um pouco nos móveis.
Então fui devagar e só decidi começar a usar para andar, ficar o dia todo com ele, após um mês.
Agora com um pouco mais de um mês e meio estou bem adaptada e muito feliz com meus óculos de grau. Vendo e lendo bem.
A leitura ficou ótima, como tenho dito – agora sim, estou vendo o mundo e as forma com nitidez.
Óculos de grau e coronavírus: quais os cuidados para não se contaminar?
Quem usa óculos sabe bem que é praticamente impossível não tocar nesse acessório ao longo do dia, seja para ajustá-lo no rosto ou para limpar as lentes.
Portanto, ele pode oferecer riscos de contaminação do covid-19.
Aliás, agora ainda tem o agravante do uso da máscara, que fica por baixo da armação e algumas vezes a faz a armação escorregar ou a deixa a lente embasada.
Então, lá está a mão no rosto para reposicioná-la ou limpá-la.
Sendo assim, eu te pergunto, em tempos de coronavírus cujos os cuidados precisam ser redobrados, pois o vírus tem alto poder transmissor,o que você tem feito para se proteger?
Quais os cuidados que evitam que seu óculos de grau não seja um meio para a contaminação?
# Aqui vão algumas dicas:
- Primeiramente, lave bem as mãos com água e sabão ou use álcool gel 70%, tanto antes quanto depois de tocar ou limpar os óculos.
- Limpe os óculos de grau frequentemente com água e detergente neutro. Não esfregar o acessório com força ou por muito tempo porque pode danificar as lentes ou mesmo a armação e nem utilize álcool ou qualquer produto que contenha álcool, pois pode danificar as lentes, uma vez que são sensíveis e o álcool degradá-las ou mesmo remover as camadas de tratamento. O mesmo vale para as armações.
- Seque os óculos com lenço de papel, não é aconselhado usar aquelas flanelas que o acompanha, pois pode contaminar.
- Higienize as cases dos óculos com álcool gel 70% antes e depois de tocá-las.
- Se policie e evite levar as mãos ao rosto, principalmente quanto estiver na rua.
Quer conferir mais dicas de acessórios, visite nossa categoria MODA.
CURTIU ESSE POST? NÃO DEIXE DE COMPARTILHAR, INDICAR PARA UMA AMIGA QUE VAI PRECISAR DE DICAS PARA COMPRAR SEU PRIMEIRO ÓCULOS MULTIFOCAL!
ME ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS E FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ROLA NO QF!