Home Saúde & Alimentação Alimentos Termogênicos – uma boa aposta

Alimentos Termogênicos – uma boa aposta

4 min read
4
0
40

Ao nos alimentarmos, nosso corpo gasta energia para quebrar o alimento em pequenas partes para que esses alimentos sejam absorvidos no intestino. A digestão de todos os alimentos acelera o metabolismo e aumenta a queima de gordura, assim, consequentemente, também aumenta a temperatura corporal. Porém, alguns alimentos se destacam mais do que os outros por induzirem o metabolismo a trabalhar em ritmo acelerado – gastando mais calorias para digestão –, classificados como termogênicos. Na verdade, não é o alimento em si que tem o poder termogênico, e sim algumas substâncias presentes nesses alimentos. Algumas dessas substancias são, por exemplo, as capsaicinas, catequinas e a cafeína.

Nosso corpo tem praticamente dois receptores que regulam o metabolismo das gorduras. Eles são conhecidos por receptores adrenérgicos e são divididos em alfa-adrenérgico, que inibe a quebra de gordura, e beta-adrenérgico, que estimula a quebra de gordura. A maior parte das substâncias presentes nos alimentos termogênicos se liga nos receptores beta-adrenérgicos e estimula a quebra de gordura. Com a gordura livre no sangue, ela se torna disponível para ser queimada pelo organismo.

Alimentos termogênicos

Os principais alimentos termogênicos são: pimenta vermelha, mostarda, gengibre, vinagre de maçã, acelga, aspargos, couve, brócolis, laranja, kiwi, cafeína, guaraná, água gelada, linhaça, gorduras vegetais, gorduras de coco, chá verde e produtos derivados de chocolate, principalmente por causa do cacau.

Ainda não existe um consenso científico sobre a quantidade diária recomendada dessas substâncias. Por isso é aconselhável o acompanhamento de um nutricionista para que ele indique a quantidade adequada desses alimentos de acordo com as características individuais e objetivos de cada pessoa.

O consumo exagerado desses alimentos pode estimular o sistema nervoso exageradamente e levar ao surgimento de alguns sintomas, como dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais. Hipertensos e cardíacos devem ter cuidados aumentados, já que algumas substâncias dos alimentos termogênicos fazem o coração trabalhar mais rápido. Por influenciar o metabolismo, pessoas que sofrem de problemas na tireoide devem evitar esses alimentos.

Para encontrar alimentos termogênicos, clique aqui.

Existem uma grande variedade de alimentos termogênicos, quais vocês utilizam mais?

*Fonte do texto: Natue

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Saúde & Alimentação
  • Ciiii estou adorando esses seus posts saudáveis hehehe me ajudam tanto!!!
    Bem, alguns desses eu já consumo diariamente, como a couve, linhaça e gengibre hehe tomo meu suquinho verde religiosamente rsrs e ainda acrescento água de coco.
    Já a pimenta e o café eu não tenho o costume :/
    Óleo de como nunca experimentei.
    Arrasooooou Ci, adorei por demais!

    beijãooooo e tenha uma ótima semana 😉
    Luh Schinberger

  • Adorei o post! E agora com o calor (desértico rs), água bem gelada faz um bem 😀

    :***

    Patty
    Blog Cute Nails
    Fanpage Cute Nails

  • Oi Ci,
    Gostei das dicas. Destes alimentos não me dou bem com gengibre, mas posso tentar o resto.
    Bjs

  • Oi lindona !
    São o que mais gosto, se faz bem a saúde porque não tocar pelos mais saudáveis né.
    Tem novidades no meu blog, não deixe de conferir
    Acesse: ♥ Plantão da Beleza ♥ Aguardo sua visita.
    BeijosssssSimara Pink ♥♥♥