Home Saúde & Alimentação Para que serve o Chá de hibisco?

Para que serve o Chá de hibisco?

4 min read
7
0
300

O chá de hibisco é feito a partir das flores da espécie Hibiscus sabdariffa, uma flor diferente do hibisco que estamos acostumados a ver nos jardins. A Hibiscus sabdariffa é uma planta de origem asiática (região da Índia, Sudão e Malásia) e atualmente é bem popular no Brasil, em forma de chá ou cápsulas, devido suas propriedades medicinais.

Chá de hibisco

O chá de hibisco é riquíssimo em compostos fenólicos, especialmente antocianinas, substância responsável pela cor vermelha intensa da flor. Por ser tão rico em substâncias antioxidantes, o chá de hibisco proporciona diversos benefícios para nosso organismo, confira:

  • Pressão arterial: por ser diurético, o chá de hibisco é um grande aliado no controle da pressão arterial.
  • Colesterol: devido sua potente atividade antioxidante, o hibisco pode evitar a oxidação do colesterol LDL, responsável por doenças cardiovasculares.
  • Emagrecimento: estudos apontam que o chá de hibisco pode favorecer a perda de peso, indicando uma possível ação da planta em diminuir a formação de novas células de gordura (adipócitos).
  • Retenção de líquidos: o chá de hibisco possui propriedades diuréticas, que ajudam a eliminar a retenção de líquidos (edema, inchaço).
  • Celulite: por ajuda a combater a retenção de líquidos e contribuir para o emagrecimento, o chá de hibisco é um ótimo aliado na prevenção e tratamento da celulite.

O chá de hibisco pode ser preparado a partir das flores desidratadas, além de ser encontrado em pó, para o preparo instantâneo de bebida, ou em cápsulas. Segue uma receita, do preparo básico do chá de hibisco:

cha-de-hibisco

Ingredientes:

– 3 colheres (sopa) 500ml de água

– Hibisco (Hibiscus sabdariffa) desidratado – próprio para chá

Modo de preparo: Aqueça a água até formar bolinhas no fundo da panela (não deixe a água começar a ferver) e desligue o fogo. Adicione a erva e deixe em infusão, em recipiente tampado, por 10 minutos. Coe e beba. O chá pode ser guardado por até 24 horas e pode ser consumido puro ou batido com frutas como melancia ou morango, para preparar deliciosos suchás.

Uma excelente opção para se manter hidratada e ainda ter benefícios extras. Vocês costumam fazer a ingestão de chás?

*Texto: Elaborado por Carolina Arbache, nutricionista da Natue, revisado por Marilia Maciel.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Saúde & Alimentação