O banheiro compartilhado é a realidade para a grande maioria dos casais.
E lógico, existem os perrengues do dia dia, os quais não vou citar, pois certamente você deve conhecer alguns.
Contudo, existem algumas coisas que podemos fazer para tornar o banheiro compartilhado mais confortável, funcional e talvez, podemos dizer personalizado.
Sim, a individualidade é um fator muito importante a ser considerado dentro de um espaço compartilhado.
Dessa forma, pode-se agraciar cada um com itens e espaços dos quais necessitam e ainda ter um macro que atenda e agrade ambos.
Dito isso, te pergunto, o que você valoriza no banheiro, o que precisa ter para atender você e sua cara metade, o que é comum e o que é individual?
Armário em dobro? Espelho com iluminação? Pias duplas? Bancada generosa? Box espaçoso? Nicho para produtos embutido no box? 2 vasos sanitários? Chuveiro moderno? 2 duchas? Alguma automação nas luzes, som?
Porque uma coisa é fato, hoje o banheiro ultrapassou a limitação de um ambiente estritamente funcional e ganhou o status de sala de banho, de convivência, relaxamento, permanência.
Banheiro compartilhado
Partindo dessa premissa, temos diversas opções que podem ou não ser contempladas, devendo ser equacionadas além do questão estética, a rotina do casal, o espaço. Dessa maneira, o projeto se torna bem importante.
Uma vez que é nesse momento onde tudo é pensado e colocado no papel para ser executado. E não, não estou falando somente em construção de um novo ambiente.
Pois mesmo que você já tenha um banheiro pronto é preciso observar o espaço, anotar as necessidade e fazer essa adequação no seu projeto.
Dessa forma, o espaço que se tem, se torna o requisito principal, pois é em função dele que saberemos o que é possível ser feito.
Além disso é preciso considerar se é um apartamento ou casa, uma vez que no apartamento existem mais limitações.
Porém, mesmo em metragens menores é possível fazer um banheiro compartilhável confortável, funcional e aconchegante, que deixe seus momentos mais relaxantes e prazerosos.
Podemos dizer que o que é consenso e talvez o mais praticado são as pias duplas, espelhos grandes e bancada espaçosa, assim já garante minimamente um espaço individual.
1 – Bancada Espaçosa
Ter uma bancada espaçosa é muito importante, já que o número de produtos aumentam pois são multiplicados por dois.
Assim, cada um ganha um espaço no qual podem dispor seus itens separadamente, o que facilita a utilização e organização.
2 – Pia dupla ou Cuba para dois
Aqui temos duas opções, ambas podem tornar a rotina do casal mais prática, uma vez que os dois conseguem usar ao mesmo tempo.
Uma única e grande cuba com duas torneiras ou as cubas duplas, que são as mais encontradas, pelo menos são as que mais vejo nos banheiros compartilhados por casal.
As cubas duplas, além de muito práticas, proporcionam ao ambiente um toque de estilo bastante elegante.
Aliás, existe uma infinidade de modelos, cores, dessa maneira fica fácil encontrar as que combinam com o casal.
Esse é mais um ponto que evita a disputa de espaço pelo casal, principalmente nos dias que as agendas estão corridas.
3 – Espelho Grande
O espelho grande é bem importante para o casal, que poderá usá-lo ao mesmo tempo. Contudo, ele também traz a sensação de amplitude ao ambiente.
Além de funcional é um ótimo objeto para design, considerando que podem vir nas portas de armários, possuírem um belo projeto de iluminação, além dos formatos.
4 – Mais armários
Inegavelmente o número de objetos, produtos de beleza e de higiene, em um banheiro compartilhado, naturalmente têm o volume maior.
Portanto, existe uma necessidade de aumentar o espaço de armazenamento para distribuir e organizar os itens da melhor forma.
Portanto, armários, prateleiras, gabinetes embaixo da bancada, armários e nichos são bem interessantes.
Assim, há um bom aproveitamento do espaço, principalmente se for pequeno, e se consegue acomodar tudo que é importante.
5 – Chuveiro duplo
Acho que o chuveiro duplo é um sonho pra todo casal. Nada de acordar mais cedo para tomar seu banho ou ficar apressando o outro para não se atrasar.
Inegavelmente seria uma solução indispensável para cada um otimizar o tempo na hora de se arrumar para o trabalho ou outro compromisso.
Contudo um passo importantíssimo aqui seria a avaliação da instalação hidráulica a fim de verificar se a rede de esgoto suporta dois chuveiros ligados ao mesmo tempo e se o esgoto está preparado para aguentar a vazão de água.
Além de considerar o tamanho do box, uma vez que existe a necessidade de mais espaço para que o casal fique confortável sem se esbarrar.
O Box Due é perfeito para metragens maiores e é indicado para banheiros de duplo chuveiro, porque a abertura das portas permite uma passagem ampla e confortável. Além disso, o acabamento do box de banho com roldanas aparentes garante um visual moderno e elegante por conta dos metais nobres que ganham destaque no ambiente.
6 – Chuveiro moderno
Agora, verificou tudo e não tem espaço e nem estrutura para ter chuveiro duplo? Pegue o seu limão e faça uma deliciosa limonada.
A melhor opção é ter um chuveiro moderno e que continue deixando a hora do banho relaxante e prazerosa.
7 – Atenção aos detalhes
Não esqueça que tem aqueles espaços e itens indispensáveis no banheiro ou sala de banho compartilhada, como por exemplo porta toalha, espaço para cosméticos, as tomadas para ferramentas de cabelo e barba, bandejas organizadoras, etc.
Como é um espaço para dois, tente deixar tudo no lugar, organizado, porque senão a bagunça pode dominar e o ambiente perde o encanto.
Conversem bastante antes das decisões, assim fica mais fácil alinhar o que precisam e o estilo.
Depois de tudo pronto é só aproveitar seu ambiente!
Te ajudou? Quer ver mais pautas assim, comenta, pois esse é o termômetro para trazermos mais!
COMPARTILHA E INDICA PARA QUEM QUER UM BANHEIRO LEGAL E CONFORTÁVEL!
ME ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS.
INSTAGRAM / FACEBOOK / TWITTER / PINTEREST
*As imagens foram retiradas do Pinterest