Hoje tem momento delícia com abobrinha recheada com frango low carb, uma receita que sempre faço em casa, pois é fácil, saborosa e barata.
Essa é uma receita com baixo carbo, mas qualquer pessoa pode fazer e comer, mesmo que não siga o estilo low carb, pois ela é deliciosa, nutritiva e vale muito à pena.
Eu amo abobrinha, a que uso e é legal para essa receita é a italiana. Ele é acessível e aqui tem o ano inteiro e rola muitas promoções.
Faço essa abobrinha com recheio de frango, o mesmo recheio que usei no escondidinho de abóbora veja receita aqui, pois acho ele muito versátil, vai bem em inúmeras receitas, por isso sempre tenho pronto e congelado.
Mas, você pode rechear a sua abobrinha como desejar, por exemplo carne moída, atum, mix de legumes, presunto e queijo, ricota, etc.
Eu considero que uma abobrinha italiana inteira, ou seja duas metades, sirva bem uma pessoa. Meu complemento sempre é salada, mas você pode comer acompanhada com arroz.
Abobrinha recheada com frango low carb
Ingredientes
- 3 Abobrinhas Italianas (o critério é adotar uma por pessoas)
- Mussarela
- Parmesão
- Sal
Modo de preparo
Escolha abobrinhas grandes. Lave bem, seque e corte as pontas.
Com ajuda de uma colher ou um boleador retire o miolo da abobrinha (suas sementes), formando uma barca e reserve.
Tempere as barcas com um pouquinho de sal e as arrume na assadeira.
Obs: Se achar necessário, pode retirar uma lasca da casca, com cuidado para não furar a barca) para deixar a abobrinha estabilizada na forma. (eu não faço esse passo, pois acomodo em formas de maneira que fiquem próximas e não virem).
Ingredientes do recheio de frango
- 1/2 kg de peito de frango cozido e desfiado (eu tempero com sal, alho, alecrim e pimenta calabresa, tempere como você preferir).
- 3 colheres de sopa de molho de tomate (uso o sem açúcar)
- 4 colheres de sopa de requeijão (se desejar um recheio mais cremoso, é só adicionar mais requeijão)
- 1/2 cebola picada
- 1 colher de sopa de manteiga
- miolo das abobrinhas
Modo de preparo
Refogue a cebola na manteiga, quando a cebola ficar transparente adicione o molho de tomate e o requeijão, misture bem.
O requeijão vai derreter e ficar bem cremoso, aí é só adicionar o frango desfiado, o miolo das abobrinhas e misturar. Deixe cozinhar e secar um pouco se formar água.
É importante que o recheio não fique aguado, pois a abobrinha solta água, aí já viu!
Experimente o sal, se achar necessário acerte o tempero.
Opcional
# Espinafre ou couve – se você gosta dessas folhas ou precisa consumir metilfolato (vitamnina B9), mais conhecido por ácido fólico, uma das vitaminas do complexo B, essas duas folhas verde escuro são boas escolhas, ainda mais se você estiver grávida.
Aqui trazemos essa sugestão para tornar sua refeição ainda mais rica e nutritiva.
Sendo assim, você pode optar por uma das duas verduras, cortá-la em tiras fininhas e somá-las (de preferência cruas, pois altas temperaturas diminuem a concentração do metilfolato) ao frango desfiado, misturando bem, dessa maneira incrementando o recheio.
E por falar em metilfolato, forma ativa do ácido fólico e maneira como ele é absorvido e sintetizado pelo organismo, é interessante destacar que a melhor de consumi-lo, aquela que te dá garantia que você realmente está conseguindo absorver o que está ingerindo é através da suplementação em cápsula, mas não esqueça, consulte seu médico, uma vez que saber a dosagem ideal se faz necessário.
Embora o metilfolato seja importantíssimo no período da gestação, ele ainda tem outros benefícios para: saúde do sistema do sistema nervoso e cardiovascular, prevenção do câncer, combate a anemia, auxilia no tratamento depressão, ansiedade.
Montagem do prato
Preencha a abobrinha com o recheio de frango, coloque mussarela por cima e salpique com o queijo ralado.
Pronto, é só levar ao forno médio e esperar gratinar (25 a 30 minutos). Fique de olho, pois o tempo de forno varia de fogão para fogão, ok?
→Importante – eu não cubro com papel laminado, já testei e não gostei, pois a abobrinha cozinha, concentra o líquido e fica mole demais. Aí você vai colocar no prato e ela está toda desmilinguida.
Abobrinha recheada com frango saindo do forno quentinha! Diliça!
É um prato muito gostoso e simples de fazer. O que dá trabalho, na verdade gasta um tempinho, é desfiar o frango. Mas, lembre-se que existe o truque da panela de pressão, que torna o processo mais prático e rápido.
# Acompanhamento
Gosto muito de ter como acompanhamento aquele prato de salada com folhas verdes variado, como por exemplo: alface, rúcula, espinafre, agrião. Tomate, brócolis e ervilhas.
Embora, como já mencionei anteriormente, ele sozinho já seja uma refeição.
Pra mim, a abobrinha recheada com frango é aquele prato especial, no melhor estilo confort food, comida caseira que trás muito bem estar.
Espero que tenha gostado e se delicie com essa maravilha de refeição.
Aliás, esqueci de perguntar, você gosta de abobrinha italiana?
Se tiver alguma receita fácil e gostosa compartilha comigo, vou adorar experimentar!
Veja mais receitas saudáveis, low carb, sem glútén, etc.
CURTIU ESSE POST? ENTÃO, NÃO DEIXE DE COMPARTILHAR, INDICAR PARA UMA AMIGA QUE ADORA COMIDAS GOSTOSAS, FÁCEIS E SAUDÁVEIS!
ME ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS E FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ROLA NO QF!