Fiz uma torta de atum com legumes que ficou muito gostosa e digna de se tornar post aqui para o QF.
Embora eu não tenha intolerância ou qualquer tipo de problema com o glúten, prefiro fazer receitas sem ele, pois me sinto bem assim.
Então estou sempre em buscas de receitas que tenham alternativas as farinhas com glúten, caso não encontre vou testando farinhas para substituir, gosto especialmente da aveia, em virtude de conter fibras e ter um baixo índice glicêmico.
Essa semana, estava procurando uma receita prática e fácil, na qual eu pudesse aproveitar os legumes que estavam cozidos na geladeira, ou seja, sobras e a única lata de atum em pedaços.
Dessa forma, pensei, por que não uma torta? Assim, ela sozinha já seria uma refeição completa, pois teria o carbo, os legumes e eu acrescentaria uma proteína.
Além disso, se fosse de liquidificador, melhor ainda.
De certo que encontrei várias receitas, porém todas lavavam farinha de trigo, então resolvi fazer substituições e no final deu super certo.
Aliás, vou postar a receita original e a adaptada, aí você fica com as duas opções para escolher a que desejar, certo?
Torta de atum com legumes de liquidificador
Primeiramente, deixarei a receita original e em seguida a que adaptei. Contudo, já adianto, além da substituição do trigo, diminuí o óleo.
[INGREDIENTES]
Receita Original
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de óleo
- 3 ovos
- 2 xícaras de chá de leite
- 1 xícara de queijo ralado
- 01 colher de sopa de fermento
- 1 colherinha de café de sal
- 1 lata de milho verde
- 2 tomates
Recheio: Calabresa a gosto (aliás, confira o veja o vídeo com o passo a passo para essa receita)
Receita adaptada
- 3 ovos
- 2 xícaras de leite (usei desnatado)
- 1/2 xícara de óleo (usei azeite)
- 1 colherinha (de café) de sal
- uma xícara de farinha de aveia
- 1 xícara de farinha de arroz
- 100 g de queijo ralado (pode colocar menos)
- 1 colher de sopa de fermento
- Orégano a gosto
[RECHEIO]
- 1 lata de atum em pedaços escorrido e lavado (pode colocar 2 latas, pois o sabor fica mais apurado, uma vez que a torta fica grande)
- uma xícara de legumes cozidos (usei cenoura, chuchu, vagem, ervilha)
- 01 tomate picado
- 1/2 pimentão picado
- sal a gosto
- 1 pitada de alecrim (opcional)
Agora é misturar tudo, acertar o sal e reservar.
Importante: consumir o atum em óleo é o ideal, melhor do que o em água. Pois o óleo protege o peixe dos metais da lata, como o mercúrio.
O atum é um peixe nutritivo, rico em proteína, ômega 3 e vitaminas do complexo B, portanto se constitui uma excelente aliado para uma alimentação saudável.
# Ômega 3 e vitaminas do complexo B
As vitaminas, alimentos e diversas substâncias contidas nelas são fundamentais para o bom desenvolvimento e funcionamento do corpo.
Dessa forma, tanto o ômega 3 quanto as vitaminas do complexo B, são importantes para estimular o melhor desempenho do organismo, cada um age em um espectro diferente, assim como o taladafil.
Ômega 3 – antiinflamatório, aumento da imunidade, melhoria do desempenho físico, atividades cognitivas, cardíacas, dentre outras.
Vitaminas do complexo B – são importantes para a saúde dos olhos, pele, cabelos, intestino e sistema nervoso.
[PREPARO]
Coloque no liquidificador primeiro os líquidos (ovos, leite, óleo) e bata até misturar bem. Em seguida acrescente as farinhas, sal, queijo ralado e orégano. Bata novamente, até ficar uma mistura homogênea. Por último, acrescente o fermento e bata rapidamente para ele agregar ao resto da massa.
[MONTAGEM]
Unte uma assadeira com óleo, em seguida coloque um pouco da massa, depois espalhe o recheio e cubra com o restante da massa.
Leve ao forno pré aquecido 180 graus ou até corar, aqui foi em torno de 35 minutos. Esse tempo pode variar conforme o seu forno.
Obs: Você pode usar o recheio que desejar, afinal alternativas não faltam (frango desfiado, presunto, calabresa, milho verde, ervilha, só legumes, carne moída, salsicha, sardinha, etc.).
Além do mais, pode fazer em um refratário grande, como eu fiz, ou em porções individuais, utilizando ramequins.
A torta de atum com legumes ficou com uma textura macia, fofinha e muito gostosa. É uma ótima opção para refeições, mas também pode figurar fácil na hora do lanche.
Dependendo do recheio escolhido, você pode complementar sua refeição com aquele delicioso pratão de salada verde (rúcula, alface, agrião, etc.). Amo!
Agora espero que aproveite a dica, faça e saboreie a torta de atum com legumes feita no liquidificador ou com outro recheio.
Se por acaso postar no seu ig me marca @quadrofeminino, vou adorar ir lá, saber com o que recheou.
O fato é que estamos atrás de manter a boa forma, perder peso e aquela barriguinha saliente e teimosa e nesse caso a alimentação e exercícios são bem importantes.
Rica e prática
Portanto receitas práticas, ricas e saborosas, como essa, são sempre bem vindas, principalmente quando se tem facilidade de aumentar de peso.
Confesso que já andei pesquisando o orlistat, um medicamento bem conhecido por ajuda a perder peso e não recuperar o que já foi perdido, o indesejado efeito sanfona.
Miga com o passar do tempo, está cada vez mais difícil manter o peso sabe? Então, se tiver aquela dica marota, que funciona, manda pra nós.
Enfim, caso tenha alguma receita fácil, gostosa e saudável, me indica.
Veja mais receitas saudáveis, low carb, sem glúten, etc.
- Abobrinha recheada com frango
- Escondidinho de abóbora
- Sorvete caseiro de manga
- Chips de coco low carb
- Bolo de amêndoas com chocolate low carb
- Biscoitos de amendoim low carb
CURTIU ESSE POST? ENTÃO, NÃO DEIXE DE COMPARTILHAR, INDICAR PARA UMA AMIGA QUE ADORA COMIDAS GOSTOSAS, PRÁTICAS, FÁCEIS E SAUDÁVEIS!
ME ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS E FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ROLA NO QF!