Home Saúde & Alimentação Mitos e verdades sobre o colesterol

Mitos e verdades sobre o colesterol

4 min read
0
0
15

Muitas pessoas acham que o colesterol só traz malefícios para a saúde, no entanto, ele é muito importante para que ocorram diversas funções em nosso organismo. O problema acontece quando há maior concentração de colesterol no sangue, o que pode causar doenças cardiovasculares e hipertensão, por exemplo.

Mitos e verdades sobre o colesterol

colesterol

O colesterol é encontrado naturalmente em nosso corpo: nos músculos, fígado, pele, cérebro, nervos e coração, apenas 30% do colesterol é adquirido pela dieta, o restante é produzido pelo próprio organismo. Quer saber mais sobre o colesterol? Conheça os principais mitos e verdades:

Existem dois tipos de colesterol – Verdade: o LDL é conhecido como colesterol “ruim”, sendo responsável por transportar a maior parte do colesterol pelo sangue. Consegue se ligar às membranas celulares, podendo oxidar e ali ser depositado, resultando na formação de placas chamadas ateromas, que aumentam o risco para a ateroesclerose. Já o HDL é o colesterol “bom” e transporta o excesso de colesterol do sangue para o fígado, onde é sintetizado. No entanto, seu excesso pode ser prejudicial para esse órgão. Por isso, é muito importante controlar os níveis de LDL e HDL.

colesterol-alimentação

Colesterol alto é causado apenas pela alimentação – Mito: uma dieta rica em alimentos gordurosos é fator de risco para o colesterol elevado, no entanto, ele também tem como causa o fator genético, quando a pessoa possui genes que podem levar a essa alteração.

O colesterol produz hormônios – Verdade: a partir do colesterol, o nosso corpo produz hormônios sexuais, como testosterona, progesterona e estrógeno. Além disso, o colesterol também é usado na síntese da vitamina D e de sais biliares.

Ovos

O ovo aumenta o colesterol – Mito: por muito tempo, o ovo foi considerado um alimento que aumentava o colesterol, no entanto, atualmente diversos estudos apontam que essa afirmação é um mito. Quando consumido moderadamente e sem ser frito no óleo, o ovo proporciona muitos benefícios para a saúde.

colesterol-atividade física

Hábitos saudáveis melhoram os níveis de colesterol – Verdade: alimentação equilibrada e a prática de atividade física, bem como evitar o tabagismo, são hábitos que devem ser adotados no dia a dia para controlar o colesterol.

Espero que esse post traga para vocês mais informações sobre o colesterol e que possa ajudar nas suas escolhas. É importante fazer sempre um check-up.

*Guestpost Natue

 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Saúde & Alimentação