Estou buscando retomar a alimentação saudável, pois confesso que durante os primeiros meses da pandemia, perdi o foco e acabei comendo o que não deveria em quantidades exageradas e ganhei uns quilos.
Para ser bem honesta, no início do isolamento social, em meio a tantas notícias ruins e incertezas, eu fiquei paralisada, em choque, não sabia bem como lidar com o novo normal, máscaras, distanciamento social, ansiedade, então acabei descontando na comida.
Além disso não dormia bem, tinha um cuidado extremo com limpeza, estava em alerta o tempo todo.
Apesar de tudo ter sido bem exaustivo (ainda está), tentei manter uma rotina, mas o meu corpo sentiu bastante, até minha pele mudou, muito estresse.
No geral sempre busquei equilibrar minha alimentação, se abusava num dia, compensava no outro, porém nos primeiros meses de isolamento, só saia para fazer as compras de alimentos uma vez na semana e perto de casa, então acabava comprando o mais fácil e adivinha o que mais… chocolates.
Aliás, ainda tinha um agravante, o Ifood…
O resultado foi que diminuí o consumo de frutas, verduras e legumes e aumentei os produtos ricos em farinha de trigo (bolos, pães, pizza, sanduíches), doces, o que geralmente não faz parte do meu cotidiano.
Aqui em casa, já não consumimos há alguns anos, refrigerantes, açúcar refinado, margarina, biscoitos recheados, sorvetes, diminuímos muito, quase completamente, os processados, o sal, só compramos produtos integrais (arroz, macarrão).
Então, aveia, chia, linhaça, farinhas sem glúten, farinha de arroz, povilho, são constantes por aqui.
Mudar é necessário
Porém, o cotidiano gera um super aprendizado e o fato é que, sempre é tempo para mudar.
E como diz uma amiga, a vida é maravilhosa, vamos aproveitar, fazer o que pudermos para ficarmos de bem e em paz conosco.
Ela sempre briga com a balança, tem aquele fator hereditário sabe? Por isso está sempre vigilante.
Além de cuidar da alimentação, praticar atividade física, ela faz uso do orlistat, como complemento no combate a obesidade, pois ele impede a absorção de gorduras.
Isso me fez lembrar da minha sogra, cujo medicamento para diabete, que elimina o açúcar através da urina, a fez emagrecer bastante.
Lógico, ambas fazem tudo correto.
Sim, cuidam da alimentação, praticam atividade para garantir seu bem estar. Contudo, a terapia complementar se faz necessária.
Há, e por falar em complementar, o meu consumo de chá aumentou, tenho me sentido muito bem, pois funciona como diurético e ajuda a desinchar, sabe?
E também tenho praticado a automassagem, que promove o aumento da circulação, uma drenagem e reduz o inchaço.
Mas, vamos a alimentação.
Alimentação saudável
Contudo, agora que alguns meses se passaram, que já entendemos que tudo só irá melhorar com a vacina, começamos a colocar as coisas no eixo, a cabeça no lugar e retomar de onde paramos.
Confesso, que não fico me cobrando, nem me culpando, pois sei que existem fases e que podemos retomar de onde paramos, recomeçar e seguir em frente.
Agora estou voltada para uma alimentação saudável, contudo nada que seja radical, pois acho que quando radicalizamos, nada dura.
Frutas e castanhas
Quando se fala em alimentação saudável, frutas, verduras, legumes, castanhas não podem faltar. Mas, hoje só mostraremos as frutas e a castanha, ok?
Aqui sempre damos preferência pelas frutas da estação, por ter fartura e assim serem mais baratas, e as que estão em promoção.
Lógico, uma vez ou outra compro uma daquelas frutas que amamos, mas que não está com preço convidativo, só pra matar a vontade, mas é coisa de uma ou duas unidades.
No hortifruti onde compro tem um programa de fidelidade para os clientes, então toda semana, alguns itens tem um desconto especial, e claro, se é algo que gostamos, acabo trazendo.
Por exemplo, nessa semana a castanha do Brasil estava 50% off e a manga palmer com 30% off, portanto valeu à pena optar pelas duas.
Já o morango, que está em plena safra, é rico em nutrientes (vitaminas C, A, B5 e B6, cálcio, potássio, ferro, selênio e magnésio) e tem baixo índice calórico, está sendo constante quando faço feira, já compro a embalagem com 4 caixas, cada uma custa R$ 2,99, que fica para a semana inteira.
Café, sementes, grãos integrais e suco 100% integral
Quem já me acompanha a algum tempo sabe que café é a minha bebida preferida da vida, então ele não falta.
Devido a pandemia, tenho feito minhas compras no mini mercado Extra (quase em frente ao meu ap.) e também online.
Como faço parte do Clube Extra, te convido a participar, se inscreva aqui, recebo as ofertas personalizadas, as quais ativo no app e gente tem vários descontos maravilhosos.
Para você ter uma ideia, essa semana os produtos da Mãe Terra (linhaça, chia, trato mix) e todos os sucos estavam com 30% de desconto.
Contudo tem mais novidade ou não, é que ao comprar com o Clube Extra, você vai acumulando estrelas que pode trocar por produtos ou vouchers de lojas parceiras.
Embora, ultimamente não tenha mostrado por aqui, já fiz inúmeras compras com os vouchers, principalmente na Etna e L’Occitane au Brésil e também na Natura, quando fazia parte do programa.
Outra dica bem interessante e que eu costumo fazer é escolher itens que fazem parte das marcas do supermercado,.
Pois geralmente são mais em conta, como é o caso da farinha de coco, geleias diets e do farelo de aveia da Taeq.
Temperos
Canela, gengibre, alho, cebola, tomate, folha de louro, pimenta calabresa, alecrim, tomilho, orégano, cúrcuma, noz moscada, páprica, ervas em geral fazem parte dos temperos usados aqui em casa.
Busco opções o mais natural possível.
Também já diminuí a quantidade de sal, e o sabor dos alimentos é surpreendente, na verdade eles são evidenciados.
Então, quando meu marido ganhou esse super kit de temperos Aroma das Ervas no trabalho, confesso, vibrei!
O bacana é que eles tem blends com pegada fit e sem sal.
Chocolate 70% e doces sem açúcar
Uma forma que temos de matar a vontade de doce, sem cair de boca no açúcar é fazer opção pelos lachinhos diets e chocolate no mínimo 70% adoçado com stévia.
Ok, sei que não são itens baratos, são pequenos luxos, que nos damos o direito.
Mas também não é para consumir em grande quantidade e nem a todo momento.
Portanto, gosto de comprar alguns docinhos e deixar para a hora do aperto, assim evito cair na tentação.
Sei que nem todos adoçantes são bons, tento manter produtos à base dos adoçantes naturais (stévia, xilitol, eritritol, taumatina, etc) e sem muitas misturas ou sem adoçantes (vibes natural),
Contudo nem sempre é possível, como é o caso da paçoquita diet, que amo (louca por amendoim), mas fica só para momentos especiais.
Os doces da Flormel são bem gostosos e sempre tem promoção nas Lojas Americanas, então fico de olho para garantir os meus com belos descontos.
A bananada Nutryllack é banana pura, sem adição de absolutamente nada, dessa maneira, ela está sempre acessível e disponível.
Já o chocolate 70% com cranberry e adoçado com stévia Montblanc foi a primeira vez que comprei, paguei R$ 16,90, porém, vale à pena, pois ele é uma delícia!
Enfim, essas são algumas medidas que tomei para adotar uma alimentação saudável.
Também estou cozinhado mais em casa, feito receitas com ingredientes integrais, sem açúcar.
Aliás, isso tem feito eu descobrir um mundo com muitas opções e possibilidades deliciosas.
Se você tiver receitas com essa pegada, compartilha comigo, assim vai me ajudar a enriquecer cada vez mais o meu cardápio, o que torna a alimentação mais prazerosa.
# Receitas saudáveis
Veja mais receitas saudáveis, low carb, sem glútén, sem adição de açúcar, etc.
- Biscoitos de aveia amanteigado
- Chips de coco low carb
- Bolo de amêndoas com chocolate low carb
- Biscoitos de amendoim low carb
- Abobrinha recheada com frango low carb
- Escondidinho de abóbora
CURTIU ESSE POST? ENTÃO, COMPARTILHA, INDICA PARA UMA AMIGA QUE QUER UM APOIO PARA SEGUIR UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
ME ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS E FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ROLA NO QF!