Home Saúde & Alimentação Alimentos que auxiliam no emagrecimento

Alimentos que auxiliam no emagrecimento

5 min read
6
0
21

Muitas pessoas que querem perder peso não conseguem atingir esse objetivo. Você é uma delas? Está fazendo uma dieta restritiva? Se sim, saiba que ela pode trazer resultados a curto prazo, porém, com o tempo, causará muitos prejuízos à sua saúde. Também não adianta consumir o alimento da moda e achar que ele vai fazer você perder peso. É preciso fazer boas escolhas alimentares e incluí-las em um pacote com os exercícios físicos!

pacote alimentação saudável e exercícios físicos

Antes de conhecer os alimentos que podem ajudar no emagrecimento, esqueça a ideia de contar calorias, pois ela restringe o consumo de alimentos que são calóricos, mas fornecem nutrientes muito importantes para a saúde. Leve em consideração a carga glicêmica do alimento. Ela determina a qualidade do carboidrato consumido e o aumento do açúcar no sangue.

Diet?

Quanto mais alta a carga glicêmica, maior o risco de acumular gordura na região abdominal. Por isso, para um emagrecimento saudável, prefira alimentos com baixa carga glicêmica e inclua as fibras para ajudar a diminuir essa carga glicêmica de alguns alimentos.

Calorias e Índice Glicêmico

Veja o que você pode incluir na sua alimentação para a perda de peso:

Alimentos integrais: arroz e trigo integral são alguns exemplos. Podem ter mais calorias do que os produtos refinados, mas a quantidade de fibras, vitaminas e minerais presentes nos integrais são muito importantes para a saúde. As fibras ajudam a dar mais saciedade, reduzindo a vontade de comer.

Trigo sarraceno e quinoa: além de serem uma boa fonte de proteína, esses pseudocereais são fontes de fibras solúveis e insolúveis, que ajudam a equilibrar a carga glicêmica da sua refeição.

++++ Veja receitas com quinoa aqui.

Frutas: devem fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada. Prefira consumi-las com a casca sempre que possível e evite o suco de frutas. Chia, linhaça, aveia e amaranto são ótimas opções de fibras que podem acompanhar as suas frutas.

Chá termogênico: pode ser o chá verde, branco, de gengibre ou hibisco. Escolha o seu preferido e consuma quente ou gelado. O chá termogênico ajuda a acelerar o metabolismo e, consequentemente, o emagrecimento.

Gorduras boas: os lipídios devem ser parte estratégica de uma alimentação equilibrada, por isso, prefira sempre utilizar azeite extravirgem nas suas refeições.

Além disso, evite utilizar açúcar e adoçantes artificiais. Se você não consegue deixar de adoçar suas bebidas, prefira adoçantes naturais como açúcar de coco e xilitol ou reduza progressivamente o uso de açúcar até não sentir mais falta dele!

Lembre-se: mais do que querer emagrecer, é colocar isso em prática e fazer acontecer. Pequenas mudanças já fazem grande diferença na sua saúde!

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Saúde & Alimentação
  • vera munhoz

    Oi Ci, aos poucos estou introduzindo alimentos novos na dieta, e já sinto diferença.
    Bjos.

    • Eu também Vera, durante a semana procuro comer o mais saudável possível. No final de semana, escolho algo que esteja com muita vontade e como, assim consigo controlar melhor e não enfio o pé na jaca.

  • Ciiiii gatona, tudo bem?
    Então, antes de eu procurar uma nutricionista eu fazia exatamente isso, contava calorias kkk e quando ela me passou a dieta eu cai pra trás pq era pra eu comer tanta coisa que pensei: poxa assim vou engordar kkkkk
    Mas o alimento certo ajuda e muitooooo no emagrecimento, eu senti na pele isso!!!
    Eu adoro o chá de hibiscos, no começo é ruim kkkk mas me acostumei!
    Muito show teu post heim, adorei mesmoooooooo amiga 😉 super informativor, pois tem gente que faz dietas doidas e nem sabem oq estão fazendo.
    Arrasou!

    Grande beijooooo
    Luh Schinberger

    • Luh é verdade, tem saber fazer boas escolhas. Olha eu amo chá e adoro o de hibisco. rsrsrs

  • Pri Honda

    Gosto muito dos chás termogênicos =D

  • eu acredito que o uso certo de alimentos naturais relmente pode trazer muitos benefícios para o emagrecimento. eu sou a prava viva de uma pessoa que conseguiu emagrecer de forma natural e com alimentos naturais. parabéns pelo artigo.